O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira (19) o acesso à folha de redação elaborada pelos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Os resultados dos treineiros, que fizeram as provas para testar conhecimentos, também foram disponibilizados na Página do Participante.
Com a vista pedagógica da redação, o participante terá a possibilidade de verificar a pontuação alcançada em cada uma das competências aferidas pelos avaliadores da redação. O processo de avaliação é supervisionado pelo Inep em todas as suas etapas e segue critérios estabelecidos pelo edital. Os textos podem passar por até quatro avaliações.
Entre os 3,9 milhões de inscritos do Enem 2023, mais de 637 mil se enquadravam como treineiros. Desses, aproximadamente 620 mil eram estudantes do 1º ou 2º ano do Ensino Médio. Cerca de 17 mil não cursavam ou não concluíram o Ensino Médio. Os resultados do Enem 2023 foram divulgados em janeiro de 2024.
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep para aceitar as notas do Exame.