Correção: os estudantes com idade entre nove e 14 anos podem participar do contraturno, e não de seis a 15 anos como publicado entre 1º de novembro e 5 de novembro. O texto já foi corrigido.
Será inaugurada, na próxima terça-feira (5), a nova escola de Ensino Médio do Sesi-RS em Canoas, na Região Metropolitana. A Escola Paulo D’Arrigo Vellinho, batizada em homenagem ao empresário gaúcho, fica no bairro Marechal Rondon, terá capacidade para atender 360 alunos no Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de novembro.
Inicialmente, serão abertas vagas para 120 estudantes do 1º ano do Ensino Médio, e assim, sucessivamente, para os próximos anos escolares. Além do Ensino Médio em tempo integral, o complexo educacional conta com estrutura para atender turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e atividades de contraturno tecnológico, que atende a crianças e adolescentes oriundos de escolas públicas de nove a 14 anos. Na EJA, haverá 150 vagas, inicialmente, e no contraturno serão 200.
A iniciativa é do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), da Federação das Indústrias do Estado do RS (Fiergs).
— Canoas tinha falta de uma opção assim. Pelas oportunidades curriculares, pelo tamanho da cidade e pela força da indústria que tem na região, vimos que esta escola deveria estar ali. Canoas também tem um raio que abrange outras cidades próximas, que poderão se beneficiar com essa oportunidade — afirma a gerente de Educação do Sesi-RS, Sonia Bier.
As escolas Sesi oferecem bolsas de até 100% para dependentes de trabalhadores da indústria. O novo complexo educacional também conta com ginásio de esportes, biblioteca, laboratórios e FabLearn, espaço voltado ao desenvolvimento da criatividade por meio de projetos mão na massa. A escola de Canoas é a maior em área construída até o momento no RS, entre as instituições do Sesi-RS.
A escola adotará metodologia voltada à resolução de problemas por meio do desenvolvimento de projetos, permitindo que os estudantes desenvolvam competências cognitivas e socioemocionais. A proposta é engajar os alunos por meio do trabalho colaborativo, utilizando tecnologias de inovação e pesquisa. Os professores atuam como mentores, em apoio aos estudantes na busca pelas respostas.
O Sesi-RS conta com outras cinco escolas no Estado, em Pelotas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Montenegro e Gravataí. Além da instituição em Canoas, Lajeado também receberá uma escola do Sesi-RS, no dia 29 de novembro. A de Canoas será inaugurada na próxima semana e vai sediar a sexta Mostra Sesi Com Ciênci@, dos dias 5 a 8 de novembro.
Matrículas
Devido à proposta de encadeamento da matriz curricular e à carga horária, o ingresso ocorre apenas no 1º ano. O prazo para inscrições é o dia 7 de novembro, conforme o edital, pelo site, ou presencialmente, na secretaria da escola. O mesmo vale para a Escola Sesi que será inaugurada em Lajeado. O edital pode ser conferido aqui.