Um projeto desenvolvido por estudantes do Ensino Fundamental de Porto Alegre, envolvendo contação de histórias com base em literatura indígena, negra e afetiva para combater as violências de gênero recebeu reconhecimento internacional.
A ação tem a participação de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire, da Lomba do Pinheiro, e aborda o combate à violência e ao abuso sexual contra as crianças, adolescentes e mulheres. Também fazem parte do trabalho a conscientização sobre o trabalho de cuidado, saúde mental e dignidade menstrual.
Denominada Em Busca dos Jardins, a iniciativa venceu a etapa internacional do Prêmio Escolas Sustentáveis, promovido pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e a Fundação Santillana. A premiação ocorrerá em Bogotá, na Colômbia.
“Temos investido muito em projetos com este que além de instigar nossos estudantes a visões amplas de mundo, colocam a nossa rede municipal em evidência no país e, neste caso, no mundo”, apontou em nota à imprensa o secretário de Educação de Porto Alegre, Maurício Cunha.