O Rio Grande do Sul terá 8.356 pessoas privadas de liberdade, em regime fechado ou aberto, aptos a participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Segundo o governo estadual, houve aumento de 22% nas inscrições em relação ao ano passado, quando foram 6.835.
Nos dias 15 e 16 de outubro, 4.835 pessoas custodiadas vão prestar provas para o Ensino Fundamental, e 3.521 para o Ensino Médio. O Encceja é uma oportunidade para quem não concluiu os estudos na idade apropriada buscar as certificações. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.
Os inscritos do Estado cursaram as aulas em um dos 29 Núcleos Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA) ou de uma das 36 turmas descentralizadas com o mesmo fim, conforme o governo do RS. A aplicação será em 103 unidades prisionais este ano.
Prova na próxima semana
Para o público em geral, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará o Encceja no dia 25 de agosto. Entre os documentos aceitos está a Carteira de Identidade Nacional (CIN) digital. Outros documentos digitais (e-Título, CNH ou RG) também poderão ser apresentados, por meio do aplicativo Gov.br.
O Inep informa ainda que o Boletim de Ocorrência (B.O.) que não será mais aceito. A mudança foi feita em função da facilidade de se apresentar um B.O., em caso de perda de documento físico. O objetivo é reforçar a segurança na identificação dos participantes, diz o órgão.
O Cartão de Confirmação de Inscrição com horário e local da aplicação da prova já está disponível no Sistema Encceja. Embora não seja obrigatório, o Inep orienta que o participante leve o cartão no dia da prova.