Muitos municípios vêm anunciando a suspensão das aulas em decorrência da chuva intensa desta semana no Rio Grande do Sul. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) orientou, nesta terça-feira (30) para a evacuação do campus e suspensão das atividades acadêmicas e administrativas devido à chuva em Santa Maria e Cachoeira do Sul. Outras cidades da Região Central também tiveram atividades comprometidas.
Em Ivorá, onde além dos alagamentos bloquearem estradas, um ônibus escolar deslizou e ainda precisa ser removido. Em Agudo, choveu mais de 120 milímetros na segunda-feira (29), e o transporte escolar ficou inviabilizado. Nas creches, as aulas seguem normais.
Em Faxinal do Soturno, as aulas foram canceladas nas escolas Dom Antônio Reis, Adelina Zanchi, São Domingos Sávio, Paulo Freire, Santa Rita de Cássia, Beija Flor, CAEE e APAE. Os danos nas estradas do Interior e a previsão de mais precipitação são os principais motivos. Em Cachoeira do Sul, a prefeitura informou que as aulas em 13 escolas estão suspensas nesta terça. A medida atinge 10 instituições na zona rural e três consideradas dentro do perímetro urbano. Ao todo, serão afetados cerca de 940 estudantes.
Em Restinga Seca, a prefeitura informou a suspensão das aulas nas escolas municipais nesta terça. O monitoramento segue. Ainda na Região Central, São Martinho da Serra, onde há pessoas fora de casa por conta da chuva, também teve as aulas suspensas.
Já em Quaraí, na Fronteira Oeste, onde quatro pessoas estão em abrigos públicos e outras 12, desalojadas. De acordo com a prefeitura, as aulas foram suspensas na zona rural da cidade.
No Vale do Rio Pardo, Sobradinho cancelou as aulas das escolas municipais. A rede estadual, por enquanto, manteve as atividades. Nesta segunda, com os alagamentos, alguns alunos não conseguiram retornar para casa com o transporte escolar. Na mesma região, a prefeitura de Sinimbu suspendeu as aulas das redes municipal e estadual. O atendimento para quem precisar será feito na Escola Municipal de Ensino Infantil Criança Feliz.
Em Santa Cruz do Sul, as atividades da rede municipal também estão suspensas nesta terça. Duas escolas já foram afetadas nesta segunda (29). Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Frederico Assmann, as aulas foram suspensas na parte da manhã por falta de energia elétrica. Já a Escola Municipal de Educação Infantil Raio de Sol ficou fechada em razão de problemas no telhado.
Em Rio Pardo, todas as escolas municipais de Ensino Fundamental não terão aulas nesta terça. Segundo a prefeitura, a maioria das unidades fica no interior do município, que apresenta dificuldades de acesso. Já as escolas municipais de Educação Infantil Algodão Doce, Criança Feliz e Tio Patinhas têm aulas parcialmente suspensas por conta de problemas estruturais causados pela chuva. O restante das instituições tem atendimento normal. Também no Vale do Rio Pardo, Candelária teve as aulas no Interior suspensas.
No Vale do Caí, o município de Brochier informou o cancelamento das aulas desta terça (30) na rede municipal e na Escola Estadual de Ensino Médio Erni Oscar Fauth. Bom Princípio também cancelou as aulas nas redes de ensino.
Em Carlos Barbosa, na Serra, a rede municipal segue tendo aulas, mas a prefeitura confirmou que três escolas municipais cancelaram as atividades.
Região Metropolitana
Em Porto Alegre, a prefeitura informou que na manhã desta terça (30), sete escolas da rede não tiveram condições de atendimento devido à chuva. São elas: Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ver. Antônio Giúdice, EMEF Saint Hilaire, EMEM Emílio Meyer, EMEEF Prof. Elyseu Paglioli, Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Humaitá, EMEI Ponta Grossa e EMEI Ilha da Pintada.
À tarde, conforme o município, quatro instituições continuavam sem atividades: a EMEF Antônio Giúdice, EMEM Emilio Meyer, EMEI Humaitá e a EMEI Vila Nova.
Em Canoas, a Secretaria Municipal de Educação informou que as aulas nas escolas de Ensino Fundamental estão suspensas nesta terça. Já as escolas de Educação Infantil (EMEIs) estarão abertas durante todo o dia, para as famílias que precisarem levar as crianças.
Rede estadual também é afetada
De acordo com a Secretaria de Educação do RS, outras três escolas estaduais suspenderam aulas: uma em Lindolfo Collor, uma em São Leopoldo e uma em Monte Alegre dos Campos.
*Matéria poderá ser atualizada com outros municípios.