A avaliação diagnóstica da rede municipal de Porto Alegre chegou com boas notícias: o desempenho dos estudantes melhorou em língua portuguesa e matemática. Na comparação entre o primeiro semestre de 2023 e o mesmo período de 2024, o maior ganho foi nas competências dos alunos do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental, em especial, em português.
A prova foi aplicada em março em todas as turmas do 3º ao 9º ano das escolas municipais da Capital. Com exceção do resultado em língua portuguesa do 8º ano, que registrou uma leve piora de um ano para o outro, de 1,2%, todas as outras séries tiveram aumento na média de acertos em ambas as áreas de conhecimento.
A variação dentro desse cenário de melhoria, no entanto, foi grande: se os estudantes do 3º ano tiveram um desempenho 0,5% melhor em língua portuguesa no primeiro semestre de 2024, na comparação com o mesmo período de 2023, os alunos do 9º ano acertaram 19,4% mais respostas nessa disciplina. Em matemática, a melhoria mais tímida foi entre as turmas de 4º ano, de 3%, e a mais significativa foi junto aos discentes do 6º ano, de 12,2%.
Quando se analisa os dados da avaliação diagnóstica aplicada no segundo semestre de 2023, chama a atenção que, em algumas séries, ocorre uma disparidade importante nos resultados obtidos nos primeiros semestres de 2023 e 2024 – é o que acontece, por exemplo, no desempenho do 7º ano, que, em língua portuguesa, variou de 67% para 50,1% e, por fim, para 69,3% de acertos, e, em matemática, passou de 54,9% para 43,1% e para 59,3% de respostas corretas.
O setor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Smed) alerta que não é possível comparar resultados de início e final de ano, uma vez que as matrizes de habilidades são diferentes em cada prova.
As avaliações
As avaliações diagnósticas passaram a ser aplicadas em 2019 e ganharam força com a pandemia, que desencadeou perdas de aprendizagem nos estudantes da Educação Básica.
— Essas avaliações nos permitem chegar a um diagnóstico e monitorar o nosso sistema educacional — explica o secretário municipal de Educação de Porto Alegre, José Paulo da Rosa.
As provas subsidiam o trabalho dos professores e servem para que a Smed acompanhe o andamento do processo ensino-aprendizagem, cuja melhoria pode ser mensurada a partir do desempenho dos estudantes que participam dos testes. A taxa de participação dos alunos aumentou em 2024, atingindo uma média de 79%, a maior desde o início da aplicação.
Além da avaliação diagnóstica, equipes têm sido capacitadas para analisar os resultados. No ano passado, foram nove reuniões com diretores das escolas municipais. Para 2024, está em andamento uma Formação em Análise de Dados para a Melhoria da Aprendizagem com supervisores e professores.