Uma formação com excelência é fundamental para o exercício da profissão dentro da Medicina. Ao considerar as demandas e os desafios atuais, bem como as novas tecnologias e práticas de atendimento humanizado, os médicos da nova geração devem estar muito bem preparados.
É por isso que o curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) vai além do tradicional e trabalha metodologias ativas de ensino, que atendem às especialidades de cada disciplina. Na instituição, a prática assistencial está inserida desde o primeiro dia de aula – com carga horária que chega a quase 80%. Isso dá aos acadêmicos a oportunidade de atuar nos três níveis de atenção à saúde.
Prática diária
– Dentro de seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) gerenciadas pela universidade, além de outras três conveniadas com o município, os alunos começam a realizar suas atividades práticas logo no primeiro ano, com atividades observacionais e intervenção comunitária. Na sequência já dão início a ações assistenciais em atenção primária, fortalecidas pelo eixo de formação em Medicina da Família e Comunidade – explica o coordenador do curso de Medicina da UCPel, Cayo Lopes.
As ações acadêmico-assistenciais em nível secundário ocorrem nos ambulatórios de especialidades médicas do campus da Saúde. É lá que está inserido o laboratório de simulação realística, espaço reservado ao treinamento de habilidades e competências essenciais à formação médica. O ponto-chave é que se trata de um ambiente controlado, que aprimora o aprendizado e aumenta a segurança do paciente na prática médica real.
Já o terceiro nível de atenção à saúde é explorado dentro do Hospital Universitário São Francisco de Paula, maior laboratório de formação da UCPel e credenciado como hospital de ensino. Nele, os estudantes têm experiências nas áreas de Clínica Geral, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, entre outras.
– A formação médica do curso é complementada com outros cenários práticos através de convênios com hospitais da cidade e serviços locais, como SAMU, UPA e PS Municipal – destaca Lopes.
Além do acompanhamento direto de professores qualificados, a prática é aprimorada por um grande aparato tecnológico digital, incluindo mesas e telas de dissecação, manequins de última geração e simulados de atendimentos reais. Essas ferramentas têm potencializado a inovação no ensino, garantindo acessibilidade e flexibilização.
– No laboratório de morfologia humana, por exemplo, o aprendizado de anatomia é feito com realidade virtual aumentada por meio de um software. A dinâmica é complementada pela prática real cadavérica, oriunda do programa de doação de cadáveres da universidade. Com isso, fortalecemos a participação ativa do acadêmico na construção do conhecimento e na integração dos conteúdos – afirma o coordenador do curso de Medicina da UCPel.
Hospital de Simulação
A UCPel será a primeira universidade do Rio Grande do Sul a dispor de um Hospital de Simulação – no campus da Saúde Franklin Olivé Leite. Com previsão de entrega para o primeiro trimestre de 2025, o espaço de 1.052 metros quadrados terá nove ambientes de simulação completa, atuando como um espelho de um hospital real.
O local contará com 14 laboratórios, divididos em comunicação, sala de vacinas, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ginecologia, recepção ao recém-nascido, enfermaria, clínica médica, posto de enfermagem, habilidades de urgência e emergência, habilidades cirúrgicas e sutura, e escovação.
O propósito do Hospital de Simulação é ser um grande espaço de ensino que associa as práticas médicas, embasadas na literatura atual, ao uso de inteligência artificial (IA). A tecnologia vem como ferramenta complementar para garantir atividades simuladas mais assertivas, permitindo a repetição quantas vezes for necessário. Isso qualifica o domínio técnico dos estudantes e dá mais segurança às práticas assistenciais reais – que não são substituídas pela simulação, mas complementadas por ela.
Preparados para o futuro
– O médico egresso da UCPel é entregue à sociedade com o preparo necessário para enfrentar as demandas contemporâneas com domínio técnico e humanístico, bem como aptidão às práticas interdisciplinares. Em paralelo, a utilização de metodologias inovadoras busca alinhar a formação com as necessidades futuras da sociedade – explica Lopes.
O vestibular do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas está aberto. Os interessados podem se inscrever até o dia 5 de novembro através do site. A prova será realizada em 24 de novembro, na modalidade remota (síncrona), em etapa única com três horas de duração.