Segundo o Ministério da Educação (MEC), o novo Ensino Médio propõe aos estudantes mais tempo para aprender o essencial e para se aprofundar nos conhecimentos que lhe interessam. Também é preconizado menos aulas expositivas, ou seja, mais atividades práticas e significativas para o dia a dia dos alunos.
Agora, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está organizada, multidisciplinarmente, por áreas do conhecimento e não por disciplinas. Neste novo modelo, os alunos continuarão trabalhando com conhecimentos de todas as disciplinas, mas estes estão organizados e distribuídos nas habilidades e competências da BNCC. A organização multidisciplinar estimula professores a trabalharem por meio de projetos, oficinas e atividades que tragam conhecimentos de diferentes áreas e não apenas com aulas expositivas e sem a participação ativa dos estudantes.
Diante de tantas mudanças no ensino brasileiro, pais e alunos ficam com muitas dúvidas sobre em qual instituição realizar a matrícula. É por isso que o Colégio Anglo Porto Alegre, inaugurado neste ano, já possui uma visão e ensinos adaptados ao novo Ensino Médio.
Conforme o diretor do Colégio, André Fozzy Kersting, nesse modelo o estudante tem a oportunidade de experienciar de forma mais significativa a última etapa da Educação Básica. Para Kersting, a maioria dos colégios propõem que os alunos sejam bons em 10 disciplinas, enquanto no Anglo Porto Alegre é oferecida a oportunidade de que tenham esta mesma formação fundamental, mas personalizando o seu currículo.
– Isso tudo feito de uma maneira inovadora, valendo-se de salas ambientes; de aulas que valorizam a contextualização dos conteúdos; que se materializam nos estudos do meio, nos projetos e nas oficinas interdisciplinares. Assim os estudantes podem desenvolver uma melhor relação com o conhecimento, potencializando a transição do Ensino Médio para a universidade – ressalta.
Com matrículas abertas para 2024, o Colégio Anglo Porto Alegre, que faz parte de um sistema de ensino com mais de 850 colégios parceiros, tem a experiência de 70 anos no Brasil e mais de 20 em Porto Alegre, por meio do curso pré-vestibular. Segundo a instituição, o curso é destaque por sua excelência na preparação de estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os principais vestibulares do país, alcançando a média de 72% de aprovação em universidades federais.
Isso fez com que no Colégio Anglo Porto Alegre o terceiro ano do Ensino Médio fosse projetado em articulação com um curso preparatório. Neste curso, os jovens estudam para o Enem e para vestibulares de instituições como Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Unisinos, entre outras.
Confira 7 motivos para matricular o seu filho no Colégio Anglo Porto Alegre:
1) Ênfases Formativas
O Colégio Anglo foca em um Ensino Médio acima da média. Com o objetivo de aprimorar o domínio dos alunos sobre as áreas do conhecimento com que cada um demonstra mais afinidade, o colégio possui as Ênfases Formativas. Nesse modelo, os estudantes do 1º e do 2° ano passam por uma imersão no desenvolvimento de habilidades por meio de projetos e oficinas. São cinco opções de Ênfases: Atelier MidiArtes, Incubadora EcoNegócios, Laboratório CienTec, Espaço Sapiens e Escola Codifica. Os estudos são realizados em cursos semestrais e os currículos foram elaborados para permitir a formação de turmas multisseriadas. Cada Ênfase Formativa pode ter a duração de três anos e os cursos são independentes entre si.
2) Terceirão Anglo
O terceiro ano do Colégio Anglo Porto Alegre já vem com cursinho integrado, unindo o melhor de dois mundos em um ambiente ideal para as novas gerações: a inovação com visão de futuro e a força da tradição do Curso Anglo Vestibulares, que prepara os estudantes para o Enem e também para demais vestibulares, como da UFRGS, UFSM, PUCRS, Unisinos, dentre outras.
3) Espaços de Aprendizagem
No Colégio Anglo não existem salas de aula tradicionais, por turma. O colégio aposta em Espaços de Aprendizagem, dedicados à produção de conhecimento e ao desenvolvimento de habilidades e competências. É um colégio, sim, mas com pegada de universidade.
4) Corpo docente especializado
Qualificados em cursos de pós-graduação e na formação continuada implementada no Colégio, os professores atendem aos desafios de uma educação inovadora. Apaixonados pelo ensino-aprendizagem, os profissionais do Colégio Anglo Porto Alegre são especialistas em aprovação e felizes por serem parceiros dos estudantes – contribuindo, assim, para formar pessoas íntegras e diferenciadas na sociedade.
5) Educação de qualidade
O currículo do Colégio Anglo estimula os estudantes a se apropriarem de saberes que fazem parte da história humana, sempre de forma crítica e investigativa. Além disso, mantém o olhar na formação integral dos sujeitos e, claro, no nível de exigência dos vestibulares e do Enem. O Ensino Médio contempla, no total dos três anos, 2.500 horas de Formação Geral Básica (FGB) e 1.600 horas de Ênfases Formativas, incluindo aqui oficinas eletivas.
6) Sustentabilidade em pauta
O Colégio Anglo Porto Alegre nasceu com um modelo conectado à sustentabilidade. Energia solar, destino adequado de resíduos e uso racional de água são algumas das ações adotadas, que contribuem com a saúde individual, coletiva e ambiental. Além de promover práticas sustentáveis da sala de aula à gestão escolar, a educação ambiental será uma temática transversal do currículo e estudada em todas as áreas do conhecimento.
7) Localização privilegiada
O Colégio Anglo Porto Alegre está situado em uma das áreas mais tradicionais e nobres da cidade, entre a Avenida Carlos Gomes e a Rua Anita Garibaldi, vias de rápido acesso e grande circulação. Em seu entorno, existem várias opções de restaurantes, cafés, farmácias, entre outros estabelecimentos comerciais. Também está próximo à Praça Japão, uma das melhores áreas verdes do entorno.