Com o mundo em constantes mudanças, o campo da comunicação segue um ritmo acelerado em relação às transformações. Preparar um profissional que permaneça atualizado ao longo de décadas compreende fazer um aprofundamento nos fundamentos sociais, tecnológicos e políticos dos fenômenos comunicacionais digitais. Para acompanhar essas mudanças na área, a Unisinos buscou enquadrar e adaptar o digital às demandas dos cursos tradicionais e, para isso, criou a graduação de Comunicação Digital (ComDig).
– Somos pioneiros no Brasil em abordar profundamente o digital em uma formação de comunicação. Desde referenciais teóricos potentes, reflexões sobre a ecologia e arqueologia dos meios digitais, até métodos de projeção desenvolvidos para um mundo digital – destaca a coordenadora do curso, Melissa Lesnovski.
Ainda, conforme Melissa, cada aluno é estimulado a descobrir suas vocações e paixões diante das numerosas especialidades da digitalidade. Ao longo do curso são desenvolvidos estudos, reflexões e projetos inovadores nas áreas de User Experience, Design de Interface e Interação, Direção de Arte, Conteúdo Digital, Marketing Digital e de Relacionamento, Mídias Digitais, Social Media, Estudos de Fãs e Influência, Mídias Locativas, Comunicação Pervasiva e Inovação Social, dentre outros temas.
Saiba como ingressar no curso de Comunicação Digital, acesse o site do Vestibular da Unisinos
Desde o primeiro semestre, os estudantes são estimulados às novas formas de pensar por meio dos projetos inovadores. Um exemplo ocorreu na disciplina “Ecologia e Arqueologia dos Meios”, que desafiou os graduandos a explicarem com plataformas atuais a importância de entender como os meios de comunicação "novos" e "antigos" estão mais próximos do que se imagina. Foi o que os alunos Drieli Ferreira, Manuela de Oliveira e Arthur Maya fizeram. Eles desenvolveram um canal no Discord (plataforma para comunicação) chamado SCREEN(LOGADO), com uma proposta divertida e instrutiva. Misturando memes, vídeos, posts e referências teóricas, o grupo mostrou que é possível entender as relações entre o passado e o presente das mídias olhando para o cinema, para os apps e para os games.
Outro caso de projetos inovadores aconteceu com o comunicador digital e mestre em Comunicação Fabrício Barili. Em parceria com colegas de curso, ele realizou o projeto Post IT, que se propunha a repensar os espaços da universidade. A ideia foi se apropriar de um espaço “público-privado” das portas de banheiro, aplicando superfícies em que as pessoas pudessem escrever e interagir entre si. Após o preenchimento, os conteúdos eram digitalizados e transformados em interações nas redes sociais e em produtos como canecas, camisetas e adesivos, entre outros formatos.
Já no projeto In.terface, focado na exploração audiovisual do digital, Barili empreendeu com a montagem espacial de vídeos por meio de reprodução simultânea em diferentes smartphones. A partir do trabalho de montagem, produção e programação dos
vídeos e ambiente de reprodução, o projeto provocava o público a repensar a reprodução audiovisual em multi-telas.
Por fim, no projeto Janis, foram utilizadas tecnologias de reconhecimento de imagem em tempo real na busca por sinais corporais de cansaço. Esses sinais eram transformados em informação. Na oportunidade, Barili e seus colegas trabalharam com programação web e se uniram com o laboratório de automação da Unisinos para desenvolver o projeto. A provocação foi entender os sinais de cansaço, pois o sistema gerenciaria a pauta de atividades do dia recomendando pausas a fim de melhorar a qualidade de vida.
Para a coordenadora do ComDig, a partir dessas histórias fica o grande valor da graduação em ser justamente em uma formação profunda e ampla.
– Criamos bases sólidas no pensamento ecossistêmico e humanista, na prática da criatividade, no aporte teórico da comunicação e em uma visão da tecnologia como pulsante, criativa e longe dos clichês – complementa.
Estrutura e vestibular
O estudante da graduação tem à disposição as salas de aula da Indústria Criativa, assim como laboratórios, estúdios, biblioteca, mesas coletivas e inúmeros outros espaços – internos e externos – em que o aprendizado e a vivência universitária ocorrem. Além disso, a Unisinos conta com um vasto e diversificado parque tecnológico, o Tecnosinos, que abriga empresas de ponta e startups inovadoras, onde muitos alunos realizam estágio ou trabalham.
Dentro da Escola da Indústria Criativa, o curso de Comunicação Digital da Unisinos está com vagas disponíveis. É possível ingressar por meio do vestibular. As inscrições vão até o dia 27 de novembro e podem ser realizadas pelo site da universidade. A prova presencial ocorre em 2 de dezembro.