O Brasil está entre os países com as maiores populações de pets no mundo. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), há mais de 168 milhões de animais de estimação espalhados pelos 90 milhões de domicílios brasileiros.
O número expressivo indica boas oportunidades, tanto para empresas do ramo, quanto para profissionais especializados em cuidar da saúde dos bichinhos. Com 30 anos de tradição, o curso de Medicina Veterinária da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) é uma das melhores opções para quem busca uma carreira de sucesso na área.
Recentemente, a graduação foi classificada pelo Ranking Universitário Folha (RUF), da Folha de S. Paulo, como o segundo melhor curso privado de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul e ficou entre as 20 melhores do país. Um dos grandes diferenciais da graduação é a valorização das atividades práticas.
– Temos uma abordagem inovadora na preparação dos estudantes para o mercado de trabalho, por meio de metodologias de ensino ativas. Nesse modelo, o aluno atua como gestor de seu conhecimento, enquanto o professor desempenha o papel crucial de mediador, trabalhando como guia para que os estudantes alcancem as competências essenciais para a profissão. Esse método proporciona uma formação mais dinâmica e alinhada às demandas contemporâneas – conta o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Ulbra, Jean Soares.
Localizado em Canoas, o campus da instituição reúne professores renomados e salas de aula amplas e equipadas. Além disso, tem hospital veterinário próprio e fazenda-escola, onde os estudantes podem vivenciar o dia a dia e a realidade da profissão.
– Atualmente, o hospital oferece atendimentos clínicos e cirúrgicos a animais de pequeno porte, como cães e gatos, e a espécies de grande porte, como equinos, além de animais não convencionais, a exemplo de coelhos e tartarugas. O hospital conta ainda com laboratórios de apoio permitindo rapidez nos diagnósticos e procedimentos a serem realizados. Tudo isso torna o local uma referência destacada em nossa região e agrega muito na formação do nosso estudante – conta o diretor do HV, professor Paulo Ricardo Loss Aguiar.
Já na fazenda-escola, os alunos têm a oportunidade de interagir em sistemas de produção, sanidade e reprodução de bovinos, ovinos e equinos, contando ainda com um centro de manejo estruturado para a realização de aulas práticas, realizadas desde o primeiro semestre.
O médico veterinário Fernando Mentz, formado na graduação em 2016 e pós-graduado na área de Anestesia Veterinária pela Ulbra, hoje está atuando nesta especialidade no Hospital Veterinário da instituição, e conta que estudar e acompanhar a rotina diária de um hospital e de uma fazenda-escola dentro do campus é uma grande oportunidade de aprendizado para os futuros veterinários.
– Essas iniciativas possibilitam o contato com animais pequenos e grandes, assim como espécies silvestres. Os estudantes vivenciam, por exemplo, situações de atendimento de doenças raras e internações. Muitas vezes, são casos que um profissional de veterinária poderia nunca ter contato em toda a sua carreira – explica.
Os alunos do curso também são convidados a participar de ações comunitárias e eventos de extensão, como o Dia dos Animais, a Expointer e a Fenasul. São atividades que os integram às comunidades. Além disso, são incentivados a usar seus conhecimentos para resolver desafios e problemas reais.
Educação continuada
O curso de Medicina Veterinária da Ulbra oferece um programa de residência como parte integrante da educação continuada. Ele representa uma etapa da pós-graduação, que proporciona ao aluno uma imersão prática de dois anos em hospital veterinário. Durante esse período, os estudantes são desafiados a lidar com a realidade dinâmica e desafiadora de um ambiente hospitalar.
– Os participantes do programa de residência também têm acesso a disciplinas teóricas que complementam e enriquecem a formação. Esse equilíbrio entre teoria e prática contribui para a formação abrangente e sólida dos profissionais – diz o coordenador.
Sucesso no mercado
A metodologia e a prática oferecida pelo curso de Medicina Veterinária da Ulbra fazem a diferença na vida profissional dos graduados. De acordo com Soares, os profissionais formados pela universidade são altamente demandados pelo mercado de trabalho.
– A reputação do curso e a qualidade da formação oferecida refletem-se na empregabilidade dos graduados, que são reconhecidos pela competência e pelo preparo técnico – destaca o coordenador.
Para Mentz, a formação altamente qualificada dos egressos do curso está diretamente relacionada ao empenho do quadro docente e à infraestrutura disponibilizada pela instituição.
– Muitos deles têm carreiras de sucesso no próprio estado, no Brasil ou mundo afora. Além disso, vários egressos atuam como professores de Medicina Veterinária na rede nacional de educação superior – finaliza o especialista.