Uma pesquisa recente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC, 2021) apontou que o déficit habitacional no Brasil segue em crescimento, tendo passado de 5,6 milhões em 2016 para 5,8 milhões em 2019 – representando uma porcentagem de 8%. Ainda segundo o órgão, há no país aproximadamente 25 milhões de domicílios inadequados, que podem colocar a saúde ou a integridade das famílias de baixa renda em risco.
A área do saneamento básico é outra que deverá exigir novos Engenheiros Civis no mercado de trabalho nos próximos anos. Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS, 2021), o índice atual de atendimento de redes de água potável nos domicílios brasileiros é de 83,7% e, de redes de esgoto, de apenas 54,1%.
Para a coordenadora da Área das Engenharias da Faculdade Dom Bosco, profª Ma. Arquiteta e Urbanista Luciane Teresa Salvi, esses dados comprovam a grande demanda existente no país no setor de Engenharia Civil.
– Tendo dimensões continentais, o país carece de moradias, universalização do saneamento básico e modernização em sua infraestrutura de transportes em todos os seus modais. Esses são exemplos de áreas de atuação do Engenheiro Civil, as quais carecem de profissionais especializados – comenta.
Nesse sentido, as instituições de ensino estão focadas em investir no presente para apostar em um futuro com mais qualidade. Tendo isso em vista, a Faculdade Dom Bosco (FDB), do grupo das Instituições Salesianas de Educação Superior (IUS) – uma das maiores redes de ensino do mundo, com 22 instituições de ensino só na América Latina –, alicerçou uma graduação de Engenharia Civil moderna e conectada com as demandas dos novos tempos.
Futuros engenheiros civis formados pela faculdade têm acesso a laboratórios completos e com tecnologia para a prática de disciplinas como Química, Física e Estruturas, Informática, Materiais de Construção, Hidráulica e Saneamento, Geociências e Solos. De acordo com a coordenadora, a formação é voltada a estudantes que desejam trabalhar junto à construção civil, em grandes estruturas de engenharia, obras geotécnicas, de infraestrutura de transportes, de saneamento básico e no gerenciamento de processos produtivos, projetando, vistoriando e executando as mais diversas obras de infraestrutura.
Conforme a própria instituição, além da parte técnica, o aluno aprende questões sobre equilíbrio entre o desenvolvimento socioeconômico e a conservação do meio ambiente. Além disso, futuros engenheiros civis estudam para desenvolverem pleno domínio das ciências exatas, recebendo formação técnica e tecnológica, capacitando-se também para as habilidades de comunicação, liderança e visão empreendedora.
Com isso, os graduandos de Engenharia Civil da Dom Bosco apresentam flexibilidade para atuar com equipes e projetos multidisciplinares, possuindo espírito inovador e empreendedor, o que colabora para apresentar ao mercado capacidade de iniciativa na solução de problemas e motivação técnicas a obras rodoviárias e geotécnicas, a estações de tratamento de água e de efluentes, por exemplo. Para complementar, os alunos têm acesso a aulas práticas e experimentais, pesquisa e iniciação científica, projetos integrados junto à comunidade e projetos multidisciplinares em engenharias.
Além disso, a Faculdade oferece uma oportunidade ímpar, bolsas de estudos de até 60% de desconto no valor total do curso — não apenas na Engenharia, mas também em todos os outros cursos com avaliações no Ministério da Educação (MEC).
Saiba mais sobre o curso de Engenharia Civil da Faculdade Dom Bosco na entrevista a seguir, com a profª Ma. Luciane Teresa Salvi, Arquiteta e Urbanista, coordenadora da Engenharia Civil e também da Engenharia Ambiental e Sanitária. Confira:
Como aliar o progresso e o cuidado com a natureza?
Desenvolver a sociedade a partir de um novo modelo que considere a conservação ambiental é uma obrigação da academia, uma vez que os modelos tradicionais de desenvolvimento estão sendo questionados e revistos por todos os setores. Assim, cabe também ao Ensino Superior formar profissionais preparados para essa nova forma de atuação, envolvendo novas ferramentas, tecnologias, processos e condutas que viabilizem a segurança e preservação ambiental, envolvendo todos os seres vivos, inclusive a espécie humana. A Faculdade Dom Bosco tem o compromisso de formar um Engenheiro Civil comprometido com o equilíbrio entre o desenvolvimento socioeconômico e a conservação do meio ambiente, o qual fornece bens e serviços diversos que asseguram a qualidade de vida da população.
Como é feita a montagem dos laboratórios usados pelos alunos? E a escolha dos equipamentos?
A estruturação de todo laboratório que atende ao curso de Engenharia Civil é feita considerando-se todas as leis, resoluções e outros dispositivos legais, emitidos pelo Ministério da Educação (que estabelece a infraestrutura recomendada), assim como pelo Conselho Nacional de Educação e Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (que regulamentam o exercício profissional). A coordenação de curso, junto com os docentes, define ainda quais os equipamentos, experimentos, softwares e recursos ideais para o pleno desenvolvimento das práticas pedagógicas envolvidas na formação desse profissional de engenharia, buscando-se sempre a inovação e o emprego de novas tecnologias.
O que caracteriza um bom Engenheiro Civil? Como preparar esse profissional?
Esse profissional deve possuir competências e habilidades para a resolução de problemas ligados à sua área de formação: para o planejamento e gestão de obras da construção civil, de estruturas, de transportes, geotécnicas e saneamento. Deve demonstrar iniciativa, talento empreendedor, capacidade de atuar em equipes, ser criativo, estar atento à legislação e atuar profissionalmente com ética e exercendo a cidadania. Isso, sem esquecer que os desafios ambientais que a sociedade enfrenta hoje exigem que o Engenheiro Civil da atualidade exerça sua profissão considerando a mitigação dos impactos ambientais, dos riscos e desastres e a conservação da natureza. O Engenheiro Civil da Faculdade Dom Bosco possui formação específica multidisciplinar, a partir de um ensino de base teórica sólida, elevada carga horária de atividades práticas em laboratórios e visitas técnicas, e utilização de novas tecnologias e práticas pedagógicas inovadoras.
O curso de Engenharia Civil da Faculdade Dom Bosco pretende formar profissionais engenheiros com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitados para desenvolverem novas tecnologias de forma criativa, com competência para identificar e resolver problemas, sempre considerando seus aspectos técnicos, científicos, ambientais, políticos, econômicos, sociais e culturais.
Como é feita a escolha do corpo docente?
Os docentes que atuam no curso devem possuir formação Stricto Sensu, ou seja, serem Mestres ou Doutores, e a seleção dá preferência para aqueles que atuam na academia e possuem experiência profissional, comprovada, junto ao mercado de trabalho.
Quais diferenciais da Engenharia Civil da Faculdade Dom Bosco?
O atendimento aos acadêmicos é diferenciado, envolvendo todos os setores e atores, como a coordenação, os docentes e o administrativo. O curso de Bacharelado em Engenharia Civil é presencial e oferecido no turno da noite, o que viabiliza a realização de estágios desde o início do curso. A matriz curricular define elevada carga horária para a realização de atividades práticas em laboratórios especializados e realização de visitas técnicas. A FDB integra a Rede de Instituições Salesianas de Ensino Superior (IUS), presente em mais de 130 países. Possui corpo docente e administrativo altamente qualificados, biblioteca com acervos físico e digital e excelente infraestrutura de salas de aula e laboratórios.
Existe possibilidade de bolsas com até 60% de desconto. Como o interessado deve proceder para candidatar-se?
Importante ressaltar que as bolsas de estudos concedidas pela FDB são avaliadas conforme condição socioeconômica familiar e incidem sobre o valor total do curso e não somente em algumas mensalidades ou semestres, representando um desconto efetivo sobre os pagamentos realizados pelos estudantes, o que viabiliza a conclusão de sua graduação. Para candidatar-se às bolsas, os interessados deverão inscrever-se através do site.