Um levantamento da FIA Employee Experience (FEEx) indica que entre os 100 lugares considerados mais incríveis de se trabalhar, 55% ofertavam algum tipo de mentoria para suas equipes – desde o colaborador mais experiente ao estagiário.
Assim como nas demais áreas de atuação profissional, o “aprendizado ao longo da vida” se mostra necessário na área da educação, fazendo com que um corpo docente de uma instituição de ensino mantenha uma atualização contínua. No Rio Grande do Sul, o processo de formação dos professores como uma prática constante e fundamental para a consolidação da sua proposta pedagógica é estimulado na Ulbra.
– Aprender a vida toda constitui-se como uma premissa primordial no contexto de todas as profissões, inclusive na docência no Ensino Superior – destaca o reitor da Ulbra, Thomas Heimann.
Nessa perspectiva, o trabalho realizado pela universidade nas ações do Programa de Formação Docente Continuada, alinha-se com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), principalmente em relação a duas das suas diretrizes: "encantar o aluno" e "viver o modelo pedagógico".
O compromisso institucional da universidade com o cuidado e a capacitação permanente dos seus professores visa contribuir para uma melhor qualidade de vida dos docentes na sua atuação profissional, bem como no constante aperfeiçoamento dos serviços educacionais aos seus estudantes e à comunidade interna e externa.
Conforme comenta a diretora Acadêmica da Ulbra, Adriana Ziemer Gallert, a Formação Docente Continuada de 2023/1, ocorrerá na primeira quinzena de janeiro e alguns dias em fevereiro, após as férias docentes. O tema principal será "Ações criativas na prática pedagógica: formação com propósito".
– Teremos várias atividades que serão promovidas visando a consolidação da proposta pedagógica da universidade – ressalta Adriana.
Nesta edição, durante dois dias de programação, ocorre o 1º Learning Drops. O evento vai oportunizar aos professores o compartilhamento de práticas pedagógicas exitosas vivenciadas no seu cotidiano. A metodologia do evento terá como princípio a aprendizagem colaborativa entre os professores, valorizando a prática pedagógica do corpo docente da Ulbra.
No período do trabalho remoto, durante a pandemia, a instituição de ensino realizou uma primeira experiência de compartilhamento de boas práticas que foi avaliado de maneira satisfatória por todos os participantes. Nesse momento, com o evento presencial, será a oportunidade de aprimorar e evidenciar a qualidade pedagógica dos professores.
A Formação Docente Continuada da Ulbra é planejada por meio de necessidades e demandas identificadas a partir do acompanhamento do trabalho pedagógico realizado no cotidiano da instituição. Além desse evento, ocorrem encontros pontuais no decorrer dos semestres, dando continuidade às temáticas abordadas, principalmente em momentos de planejamento, com o intuito de colocar em prática os assuntos aprendidos e qualificar os projetos pedagógicos dos cursos da universidade.
Um exemplo é o curso de pós-graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação, oferecido gratuitamente pela própria universidade aos professores. A instituição incentiva a participação dos educadores em eventos externos de aprimoramento, bem como oportuniza a qualificação acadêmica nos seus cursos de pós-graduação Stricto Sensu nos mestrados e doutorados em diferentes áreas do conhecimento.
Os diversos cursos do portfólio da extensão e da pós-graduação Lato Sensu, ofertados à comunidade em geral, também são oportunidades contínuas de qualificação para os professores da Ulbra.
Para saber mais sobre os professores e toda a estrutura que a Ulbra oferece aos seus alunos, acesse o site
Oportunizar aprendizagens inovadoras aos alunos
Considerando que a universidade atua constantemente no aprimoramento das suas práticas, a formação docente acaba contribuindo para que os estudantes encontrem, cada vez mais, experiências de aprendizagem inovadoras conectadas com a realidade social e profissional, e com o uso de metodologias ativas. Para o reitor da Ulbra, é fundamental ter uma educação baseada no protagonismo do estudante, tendo o professor como mediador da aprendizagem.
– Principalmente, por meio da identificação de problemas e desafios do mundo contemporâneo, desenvolvendo diferentes competências (conhecimento, habilidades, valores e atitudes), na perspectiva de uma postura crítica, colaborativa e transformadora – complementa o reitor.
Em 2023, os estudantes que vão ingressar na Ulbra vão participar de ações importantes no Programa de Ambientação Universitária. A recepção começará com as atividades do "Acalora", uma programação organizada nas primeiras semanas do semestre. É o momento dos calouros conhecerem os projetos institucionais e as oportunidades que os seus cursos oferecem a partir da proposta pedagógica.