Eles estão presentes em todas as etapas da vida e possuem, na opinião de muitos, a profissão mais importante do mundo. Um estudo realizado em 2019 pelo Instituto Ayrton Senna, mostra que, só no Brasil há mais de 2 milhões de professores. Já de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Educação, no mesmo ano, 1,7 milhão dos alunos de graduação realizaram uma licenciatura.
As motivações para escolher ser professor no Brasil são diversas. A remuneração pode ser uma delas: de acordo com o nível de atuação e a instituição contratante, o salário da profissão pode alcançar, na rede municipal, de R$ 4,8 mil a R$ 6,8 mil, e até 12 salários mínimos na rede privada.
Elenice da Silva Pereira, professora da rede pública, é formada em Ciências Biológicas pela Ulbra e escolheu a profissão por desejar compartilhar conhecimentos.
— Professores para mim são grandes heróis, pois dedicam suas vidas para ensinar e despertar nos alunos e alunas o pensamento crítico e reflexivo, sendo responsáveis pela construção de um mundo melhor — afirma ela.
Eduardo Lorini Carneiro, professor de Geografia e assessor pedagógico, também passou pela universidade como aluno de licenciatura. De acordo com ele, a instituição foi essencial no processo de descobrimento da profissão.
— Ao longo da licenciatura, tive professores incríveis que me fizeram gostar ainda mais da disciplina. Sem falar nas saídas de campo que ocorriam a cada semestre para ver na prática os conhecimentos que estudávamos na teoria — diz ele.
Em comum entre as duas histórias estão as salas de aula da Ulbra. Hoje, a universidade conta com 11 cursos de licenciatura presenciais e a distância com excelência em avaliações no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade. Simultaneamente, a Ulbra também oferece 16 disciplinas com formação específica por área de conhecimento, incluindo os estágios curriculares obrigatórios.
● Para saber mais sobre as formas de ingresso na Ulbra clique aqui.
— A formação de professores sempre obteve papel fundamental para universidade, visto que o processo de desenvolvimento sócio-cultural perpassa pelo professor e este necessita estar bem preparado para atuar na educação básica, seja na rede municipal, estadual ou privada — afirma Adriano Chiarani da Silva, vice-reitor da Ulbra.
Além da responsabilidade social, profissionais formados em licenciatura encontram hoje um mercado com empregabilidade mais rápida e com diversas frentes de atuação.
— Licenciaturas abrem muitas possibilidades para colocação no mercado de trabalho por meio de concursos públicos e contratações na rede privada. Escolas públicas, particulares, cursos técnicos e pré-vestibulares sempre necessitam de professores — afirma Marlene Fernandes, coordenadora do curso de Pedagogia da Ulbra.
Programa de Formação de Professores como diferencial
Visando formar novos professores preparados para as possibilidades do mercado, a Ulbra também oferece o Programa de Formação de Professores, idealizado pelo curso de Pedagogia, que possibilita a realização de uma segunda licenciatura em três semestres. A Ulbra oferece para os candidatos uma base sólida de formação para a docência através de disciplinas comuns de formação.
As licenciaturas da Ulbra ainda ampliam a possibilidade dos profissionais que tenham a habilitação em bacharelado na mesma área, completarem uma nova formação em poucos semestres e usufruindo dos descontos para diplomados. Dentre estes, estão os psicólogos formados em qualquer instituição de ensino, que podem cursar disciplinas de Complementação de Estudos, agregar o registro ao diploma de bacharelado em Psicologia e lecionar no ensino médio e na educação profissionalizante. Essa possibilidade é estendida aos próprios alunos da Ulbra, que podem iniciar a Complementação de Estudos a partir do terceiro semestre do curso de Psicologia.
● Para saber mais sobre a pós-graduação na Ulbra. Clique aqui.
— Os estudantes ingressam no curso de licenciatura de sua preferência e, ao finalizar, ou de maneira concomitante, cursam outra licenciatura com alto índice de aproveitamento. Diversos professores que atuam no Programa de Formação de Professores são docentes dos programas de Mestrado e Doutorado, questão que qualifica a formação dos estudantes na perspectiva do professor pesquisador — afirma Adriana Ziemer Gallert, diretora acadêmica da Ulbra.
A Ulbra ainda oferece incentivos para os alunos. Em 2020, reduziu os valores de seus cursos de graduação, para se adequar à realidade do mercado educacional. Alunos já formados possuem 70% de desconto no primeiro semestre e 40% no restante do curso. Pessoas acima de 60 anos possuem 50% de desconto para toda a graduação, e alunos que realizarem transferência de curso para Ulbra terão 80% de desconto no primeiro semestre e 30% no restante do curso.
● Quer saber mais sobre os cursos oferecidos pela Ulbra e ingresso na universidade? Clique aqui e acesse o site da Universidade.