Falar sobre coronavírus e pandemia é também falar sobre mudanças, sejam elas comportamentais, de consumo ou de valores. Na área da educação, não é diferente. No primeiro semestre de 2020 as instituições de ensino foram convocadas a se adaptar para os formatos virtuais e desafiadas a não perderem sua identidade e qualidade.
Na Faculdade Dom Bosco, a migração das aulas presenciais para as aulas online aconteceu de uma forma rápida. Um dos coordenadores do curso de Direito, Guilherme Augusto Pinto da Silva, conta que no mesmo dia, em março de 2020, esteve em sala de aula com os alunos do turno da manhã e após uma reunião no intervalo, em virtude do avanço do coronavírus, as aulas do turno da noite já começaram a se desenvolver de forma remota, mediada por tecnologias.
— No ensino remoto, procuramos desenvolver ainda mais nossa dimensão afetiva, o espírito de família que gera laços de cuidados mútuos, a partir de valores como o comprometimento, a presença, ainda que virtual, a alegria de podermos continuar nossas atividades de ensino e aprendizagem, com a mesma excelência acadêmica — explica o professor.
Ele também reforça o fato de que o isolamento é de proximidade física, mas virtualmente estão sempre próximos dos alunos. Prova disso é a campanha O que estamos fazendo juntos, em que alunos e professores compartilharam suas experiências de ensino e aprendizado online.
Conheça os programas de bolsa da Faculdade e realize sua transferência ou matrícula pelo site.
Fazer este cruzamento entre aulas que promovam a empatia e a proximidade, aliada a novas ideias de ensino e aprendizagem tem sido mais fácil com a participação no Consórcio STHEM Brasil (Science, Technology, Humanity, Engineering and Mathematics), programa afiliado à Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
— No processo que estamos promovendo, o aluno interage diretamente com o professor e os colegas, com conteúdos desenvolvidos pelo professor da disciplina de forma síncrona (no mesmo horário da aula) e assíncrona (em horários diferentes). São realizados trabalhos em equipes e atividades baseadas em metodologias ativas. É importante ressaltar que se trata de uma estratégia de mediação da interação entre professor e aluno e entre os alunos com o conteúdo, diferente do EaD tradicional, que é baseado em massificação e interação individual do aluno com o conteúdo — explica a coordenadora do Núcleo de Apoio e Inovação Pedagógica (NAeIP), Letícia Silva Garcia.
Para o segundo semestre letivo, o desafio enfrentado pelas instituições de ensino particulares também inclui a evasão escolar em função da diminuição de renda. Quatro em cada dez alunos tiveram uma redução ou perda de renda, conforme dados da pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus, feita de forma conjunta pela Unesco, Conselho Nacional da Juventude (Conjur), Aliança em Movimento e Fundação Roberto Marinho.
Bolsas de estudo são diferenciais
Como resposta a este cenário, a Faculdade oferece um programa de bolsas que variam entre 20% e 60% de desconto nos valores, durante todo o curso. A distribuição do benefício é feita de acordo com critérios socioeconômicos em que o aluno se enquadra. Para a estudante do quarto semestre do curso de Direito Patrícia Matos Fantini, a bolsa de estudos no valor de 30% é a garantia da poder seguir o curso:
— A bolsa foi essencial para que eu fosse pra Dom Bosco, já que lá tem um dos melhores cursos de Direito. Ela é um incentivo principalmente neste momento de pandemia, é primordial para que outros alunos ingressem lá — valoriza.
Para facilitar o aprendizado dos alunos e a imersão nas plataformas digitais, para o segundo semestre a instituição passa a oferecer aos estudantes acesso gratuito ao Microsoft Office 365 Educacional, que inclui plataformas como o Microsoft Teams, Office na Web e OneDrive.
As matrículas para o segundo semestre estão abertas e o ingresso na Faculdade pode se dar por meio de vestibular online, transferência, utilizando a nota do ENEM ou por ingresso de diplomado.
Realize sua inscrição no vestibular ou transferência acessando o site da Dom Bosco.