Você conseguiria identificar ambientes que o tornam mais produtivo, relaxado ou criativo? A explicação para esse fenômeno pode estar na Neuroarquitetura, área que estuda a neurociência aplicada à arquitetura. Nesse campo, cientistas e arquitetos se encontram para compreender como o ambiente físico impacta o cérebro de quem o frequenta, bem como seu comportamento e suas emoções.
Em Porto Alegre, esse conceito já é realidade na nova sede da Decision FGV, instituição de Ensino Executivo. O local é projetado para atender aos padrões da metodologia ativa de ensino, em que o aluno é protagonista do processo de aprendizagem.
O método estimula a resolução de problemas baseados em situações reais e a colaboração para superar desafios - o que faz todo o sentido no ensino voltado ao mercado de trabalho. Além de entender a teoria, o estudante desenvolve habilidades práticas como autonomia e liderança.
Em sala de aula, o espaço foi pensado para traduzir essa união entre Neurociência e metodologia ativa. Um dos destaques fica por conta das ilhas compartilhadas, que facilitam o networking entre os estudantes e a interação com os professores.
“Espaço influencia na aprendizagem individual e coletiva”, diz especialista
A professora da FGV e especialista em Neuroarquitetura Andréa de Paiva afirma que um bom ambiente de ensino impacta diretamente no desempenho dos estudantes.
— O aluno pode aprender, memorizar, ficar mais atento ou estimulado facilmente. É claro que não existe uma fórmula mágica, mas a Neuroarquitetura nos mostra que o espaço é uma variável que influencia no processo de aprendizagem individual e coletiva — explica a professora.
A nova sede está localizada no complexo multiuso junto ao Shopping Praia de Belas (Av. Praia de Belas, 1212 - Torre Norte, 7º andar - sala 704).
Novos cursos
Além da inovação na estrutura das salas de aula, a Decision FGV está lançando novos cursos em 2020, trazendo tendências atuais de diferentes áreas do mercado para a educação executiva de Porto Alegre. Confira:
● MBA em Marketing e Inteligência de Mercados Digitais: traz uma visão holística dos fundamentos e das boas práticas relacionados às plataformas digitais, suas implicações nas organizações e no comportamento dos consumidores, em um ambiente de negócios cada vez mais complexo e digitalizado.
● MBA Executivo em Business Analytics e Big Data: capacita o aluno a analisar problemas empresariais e a utilizar técnicas analíticas em um cenário caracterizado pela complexidade, diversidade e alto volume de dados digitais.
● MBA em Gestão Financeira: Mercados Financeiros e de Capitais: proporciona ao aluno as competências necessárias para gerenciar riscos referentes a fontes de recursos e aspectos financeiros, garantindo liquidez e maximizando o retorno dos investidores.