Imagine ter mais autonomia na sua formação universitária, moldando o seu curso de graduação conforme o foco de seu interesse. Na PUCRS, por exemplo, se o estudante pensa em realizar mestrado e doutorado no futuro, já pode cursar cadeiras destes cursos antes mesmo da formatura. A Universidade lançou recentemente o Programa de Integração da Graduação com a Pós, chamado de G-PG, possibilitando que o estudante possa cursar mestrado e doutorado em menos tempo, com início já durante a graduação. O aluno pode escolher disciplinas da pós-graduação que valem também como créditos para a primeira formação.
— Dentro da ideia de trajetória acadêmica aberta, a PUCRS incentiva que o aluno tenha a liberdade de traçar seu próprio currículo universitário. O G-PG permite que qualquer estudante que tenha cursado pelo menos metade do seu curso de graduação possa realizar disciplinas que compõem formações do strito sensu pagando o mesmo valor para os créditos. Isso é possível em todas as escolas e em todos os cursos — esclarece Adriana Kampff, diretora de Graduação da PUCRS.
Para Adriana, trata-se de um “investimento autoral” do aluno na sua trajetória profissional. Cursando disciplinas do strito sensu é possível aproximar-se da pesquisa científica e da produção acadêmica, conhecer professores e pesquisadores de renome nacional e internacional e ainda ampliar conhecimentos e possibilidades profissionais.
Aluna do curso de direito, Luísa de Medeiros Costa, 25 anos, está com a formatura marcada para janeiro de 2020. Com duas cadeiras eletivas em débito e com a ideia de cursar uma pós-graduação no futuro, viu no G-PG uma oportunidade de garantir seu diploma e ainda adiantar o andamento do mestrado.
— Sempre gostei muito da área de direitos humanos, algo que eu pudesse fazer pelas pessoas por meio do direito. Meu trabalho de conclusão de curso está sendo sobre esse tema e é a área que pretendo me especializar. Por isso, quando soube que a cadeira de Constituição e Direitos Fundamentais estava incluída no G-PG achei ótimo por conseguir aliar a minha formação atual com algo que espero fazer no futuro — detalha Luísa.
Certificações de estudo são opções para qualificação em diferentes áreas
Outra opção oferecida pela PUCRS aos alunos e aos profissionais já formados são as certificações de estudos, que possibilitam o complemento da formação com foco específico nas suas áreas de interesse. Atualmente, é possível escolher certificações em negócios, comunicação, economia, engenharia, contabilidade e computação.
— Como aluno de Ciências Econômicas na linha de finanças que trabalha em uma cooperativa de crédito, sempre achei interessante saber como analisar os movimentos de uma empresa. Por isso busquei o certificado em Controladoria Contábil. Isso vai agregar no meu currículo e no meu conhecimento. Foi ótimo pois dos 24 créditos eletivos exigidos pelo meu curso, a metade consegui usar para a certificação — relata Ricardo Noya, 23 anos, aluno do 5º semestre da Economia.
Quem já se graduou na PUCRS ou obteve seu diploma em outra instituição também pode fazer a Certificação de Estudos, cursando o mínimo de 12 créditos das disciplinas do conjunto escolhido. Ao optar por essa modalidade de qualificação, os inscritos farão parte de turmas de graduação, desenvolvendo conhecimentos específicos de uma área e se preparando para atuar em cenários complexos, descobrindo novos mercados e desafios profissionais. Após cursar os créditos necessários à certificação, os diplomados poderão solicitar o certificado de estudos realizados na área escolhida e, ainda, optar por novas certificações. Mais informações: www.pucrs.br/certificacoes