A Educação a Distância (EAD) tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil. De acordo com o Censo da Educação Superior realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de alunos que têm aulas de graduação via internet cresce a cada ano. Um dos principais atrativos da modalidade é a possibilidade de gerenciar o próprio tempo, conseguindo maior flexibilidade e a oportunidade de adequar os estudos à rotina.
Trata-se, portanto, de uma solução para quem já está inserido no mercado de trabalho e não tem tanto tempo disponível ou para quem mora longe da universidade, por exemplo. Com o aumento da procura, a demanda também tem aumentado: são diversos cursos ofertados. Por isso, fica a dica: é importante verificar se a instituição já tem tradição no contexto da educação superior. No caso da Universidade Feevale, por exemplo, a EAD segue todas as determinações legais para a oferta de cursos, com prioridade por cursos inovadores que tenham a qualidade como principal referencial.
Além disso, na Feevale o estudante da EAD tem acesso a toda a estrutura física da instituição, como laboratórios e bibliotecas, além de palestras, seminários e atividades oferecidas aos demais estudantes. Ou seja, o fato de estudar a distância não significa que o aluno não possa usufruir de todos os recursos do campus universitário.
O estudante como regulador do seu próprio tempo
O modelo do ensino a distância oferece muita liberdade; em contrapartida, exige uma maior dedicação do aluno. Pela necessidade de mais disciplina, a forma de estudar e a maneira de organizar as tarefas podem fazer a diferença. Uma boa dica é montar um plano de estudos acessível à realidade do estudante: com horários para realizar as atividades e com o cuidado de não acumular muitas tarefas. Organizar um ambiente específico para estudar também é importante, pois ajuda a manter o foco.
Mesmo distante da sala de aula, o aluno da EAD não perde o vínculo com professores e colegas. Além de encontros presenciais, as interações ocorrem por e-mail, fórum de discussões e chats. É uma construção de conhecimento coletiva e colaborativa.
Universidade oferece serviços gratuitos para estudantes e comunidade
A Feevale abre suas portas no projeto Sua Escola na Feevale, no qual a instituição oferece diversos serviços gratuitos às escolas e à comunidade em geral. Na Visita Guiada, o estudante, a escola ou qualquer pessoa que tenha interesse faz o agendamento, informando as áreas que deseja conhecer. Assim, por meio de um roteiro planejado, é possível conhecer os cursos e a infraestrutura da universidade, bem como esclarecer dúvidas.
No Feevale Vai à Sua Escola, a instituição disponibiliza profissionais para participação em feiras de profissões e outros eventos que sejam de interesse da escola e dos alunos. Quem quiser conhecer a Universidade Feevale pode agendar uma visita guiada pelo e-mail falecomafeevale@feevale.br ou pelo telefone (51) 3586-8811.
Inscrições para o vestibular vão até 13 de junho
As inscrições para o vestibular de inverno da Feevale já estão abertas. A prova acontecerá no dia 17 de junho, a partir das 9h30min, no Campus II (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo). Nesta edição, são oferecidas 2,44 mil vagas, distribuídas em 46 cursos de graduação. Há 26 opções de bacharelado, seis de licenciatura e 14 de tecnologia (cursos de curta duração), sendo quatro destes a distância (EAD): Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Logística e Processos Gerenciais.
Os candidatos podem se inscrever até dia 13 de junho, pelo site www.feevale.br/vestibular ou na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo: Campus I (Avenida Dr. Maurício Cardoso, 510) ou Campus II (ERS-239, 2755). A taxa de inscrição, para quem se inscrever até 4 de junho, é R$ 30. A partir do dia cinco, o valor será de R$ 60.