Em algumas instituições de ensino superior, o modelo tradicional de educação vem sendo complementado por um conjunto de atividades práticas e experimentais – afora o domínio de competências técnicas. Alinhado a esse novo modo de pensar a educação, o Grupo Uniftec implementou cinco projetos institucionais para desenvolver em seus estudantes habilidades pessoais; profissionais; culturais; científicas e empreendedoras. Competências que os gestores da instituição julgam fundamentais para que os alunos estejam preparados para enfrentar no mundo profissional.
– Aprendizes do futuro precisam resolver problemas complexos, com pensamento crítico, criatividade, trabalho em equipe e flexibilidade cognitiva. Não há espaço para o velho pensamento. Desenvolver habilidades transdisciplinares, como as trabalhadas nos projetos institucionais Uniftec, são fundamentais – afirma o professor João Tavares, cientista da computação e docente no grupo.
Entenda:
Professor é peça-chave
Apesar das inovações dos projetos, a instituição não abre mão da qualidade do ensino tradicional, respeitando e cumprindo a carga horária necessária para as habilidades de cada curso, na presença de professores preparados e qualificados.
– Preparamos nossos alunos para serem capazes de lidar ativamente com as tecnologias e, ao mesmo tempo, hábeis nas relações interpessoais. E neste desenvolvimento, o professor é peça-chave, pois é na sala de aula e no laboratório que o aluno desperta e desenvolve suas competências. As ferramentas de ensino são importantes, mas a maestria de bons professores é fundamental – sustenta Debora Frizzo, pró-reitora do Centro Universitário Uniftec e docente do grupo.
Como consequência desse trabalho, os índices avaliativos junto ao Ministério da Educação (MEC) são muito satisfatórios: 82% dos cursos superiores do Grupo Uniftec, em uma escala de um a cinco, receberam nota quatro ou cinco no último levantamento, sendo considerados muito bons ou excelentes. Além disso, as unidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Novo Hamburgo foram agraciadas como “instituição padrão quatro” no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, que as coloca entre as melhores do Brasil.
Matrículas abertas
O Grupo Uniftec está com matrículas abertas nas unidades e no site (ftec.com.br) para as modalidades presencial e EAD, o ingresso pode ser realizado através de vestibular, transferência ou utilizando a nota do Enem. Em Porto Alegre, a Ftec possui 3 unidades:
Unidade Centro
Rua Comendador Manoel Pereira, 249. Centro.
CEP 90030-030
(51) 3014-9707
Unidade IBGEN Petrópolis
Rua Barão do Amazonas, 46. Petrópolis.
CEP 90670-000
(51) 3014-9705
Unidade Zona Norte
Av. Assis Brasil, 7765. Sarandi.
CEP 91140-000
(51) 3014-9700