O Grupo Educacional Unificado está em comemoração: já são mais de dois mil alunos aprovados apenas na última edição dos vestibulares em todo o país e no resultado mais recente do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O número tende a crescer ainda mais, já que o Ministério da Educação não divulga formalmente a lista com os candidatos que garantem uma vaga no Ensino Superior por meio do sistema.
– A cada dia, descobrimos que mais dois ou três alunos obtiveram sucesso nos concursos de diversas universidades do país – celebra Enio Kaufmann, diretor e professor do Unificado.
Com um histórico de aprovações único no Estado – só na UFRGS, já são mais de 50 mil desde 1977 –, a instituição atribui o alto nível dos resultados a uma série de questões, que vão da escolha do corpo docente ao tipo de estrutura das suas sedes.
Mas, afinal, o Unificado tem mais alunos porque aprova mais ou aprova mais porque tem mais alunos?
Desde a abertura da primeira sede do Unificado, há 40 anos, em Porto Alegre, a ideia de oferecer um método pedagógico inovador a quem busca um lugar na universidade levou a instituição a um crescimento exponencial. Hoje, são seis sedes na Capital e na Região Metropolitana e mais de 20 em todo o Estado. Mesmo com o maior número de alunos, o motivo pelo qual o Unificado desponta como o melhor curso pré-vestibular do sul do país – não apenas porque aprova mais, mas porque tem como foco a educação em seu contexto mais significativo – é a forma eficaz e próxima de passar conhecimento.
– Não basta o aluno decorar a fórmula do monóxido de carbono, por exemplo. Ele deve compreender a química como um todo, entender qual o papel prático dela. E acredite, isso faz toda a diferença não somente na realização das provas, mas na vida pessoal e profissional de cada um – afirma Kaufmann.
A estudante Carolina Formighieri Mello de Oliveira passou em segundo lugar em Educação Física na UFRGS e corrobora a afirmação de Enio.
– Os professores relacionam as matérias com a nossa realidade. Essa é uma técnica que nos faz aprender de uma forma muito prática. Eles nos dão todos os caminhos para evoluirmos como estudantes – ressalta a aluna.
“Os professores foram incríveis o tempo inteiro, não somente em sala de aula. Eles realmente se preocupam em tirar todas as nossas dúvidas a qualquer momento.
A conexão entre quem transfere e quem absorve conhecimento em sala de aula, aliás, é um dos grandes diferenciais do Grupo. A proximidade e a relação dedicada entre as duas partes promovem um clima de colaboração praticamente familiar.
– O corpo docente é exigente, mas superacessível. Muitos dos professores são ex-alunos das várias gerações que já passaram por aqui. O que confere mais propriedade, pois todos já viveram esse momento do pré-vestibular como estudantes. O material didático é construído por eles mesmos, com a realidade da sala de aula e dos alunos gaúchos, diferentemente de sistemas de ensino nacionais feitos para o Brasil todo sem qualquer tipo de customização – finaliza o professor e diretor Kaufmann.
Para saber mais sobre a história campeã do Unificado e conhecer tudo o que o Grupo oferece, acesse: www.unificado.com.br