A Faculdade Dom Bosco, de Porto Alegre, é a nova integrante do Consórcio STHEM Brasil (Science, Technology, Humanity, Engineering and Mathematics), programa afiliado à Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. A entrada no consórcio permitirá o desenvolvimento da inovação acadêmica por meio de novas ideias de ensino e aprendizagem.
– Como parte do programa, nós recebemos em primeira mão todos os processos de inovação pedagógica da universidade norte-americana e podemos moldá-las para aplicá-las aqui .
Até a confirmação do convite – apenas instituições convidadas podem participar do STHEM Brasil – a Faculdade Dom Bosco já participava de encontros do consórcio, mas como “ouvinte”, o que já foi o suficiente para implementar uma série de aprimoramentos pedagógicos. Entre eles, a criação do Núcleo de Apoio e Inovação Pedagógica - NAeIP, que promove ações que fazem com que a prática seja vivenciada através de metodologias ativas de aprendizagem baseada em problemas na sala de aula invertida e projetos intercursos.
– Nós já temos dados que comprovam que o aluno que participa desta metodologia ativa tem uma resposta mais efetiva e uma formação mais próxima do que ele vai encontrar no mercado de trabalho – afirma Letícia.
Investimento em inovação pedagógica é constante
Além do Serviço de Assistência Jurídica Gratuita (SAJUG)- que oportuniza aos alunos o atendimento a pessoas de baixa renda - e do Serviço de Assistência e Assessoria Contábil Dom Bosco (SAAC) - que faz o mesmo atendimento na área das Ciências Contábeis - a faculdade investe constantemente em práticas de inovação. No curso de Administração, a aprendizagem tem foco no desenvolvimento tecnológico e no empreendedorismo, enquanto no de Sistemas de Informação é a formação alinhada com o mercado de trabalho e a conteúdos exclusivos e inovadores. Os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Engenharia de Produção já têm à disposição espaços preparados para receber projetos e protótipos voltados às soluções práticas de enfrentamento de problemas ambientais, urbanísticos e de logística. E para este ano, serão instalados mais quatro laboratórios que darão suporte prático dos ensinamentos de sala de aula para todos os cursos.
Essas práticas de inovação da Faculdade Dom Bosco levaram ao protagonismo da instituição no cenário da educação no Rio Grande do Sul e no país. Os cursos de Direito e de Sistemas de Informação estão em primeiro lugar geral no Rio Grande do Sul conforme a última avaliação do MEC. Já os cursos de Ciências Contábeis e Engenharia Ambiental e Sanitária são os melhores entre as faculdades de Porto Alegre.
Inscrições para o Vestibular estão abertas
A Faculdade Dom Bosco está com inscrições abertas para o vestibular complementar. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site da faculdade e preencher algumas informações, que levam poucos minutos. E para fazer a inscrição sem nenhum tipo de custo, basta utilizar o código domboscozh na hora de fazer o cadastro. A prova será no dia 22 de fevereiro.