O governo federal anunciou, na manhã desta quinta-feira (2), que segue acompanhando a situação da chuva no Rio Grande do Sul, tendo em vista a proximidade do Concurso Nacional Unificado. Questionado por GZH, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pelo "Enem dos Concursos", afirmou que, até o momento, não está prevista alteração logística da prova. A pasta reforçou que, se ocorrer, qualquer mudança de data ou local será divulgada pelas redes sociais do ministério, como no Instagram e X (antigo Twitter).
Na tarde desta quarta-feira (1º), o MGI informou, por meio da sua conta oficial no X, que "a organização do Concurso Nacional Unificado está acompanhando a situação no Rio Grande do Sul com equipe in loco e em diálogo com autoridades locais".
Em meio à forte chuva que atinge o RS, os candidatos estão nos preparativos finais para a avaliação, que será aplicada em 228 municípios de todo o Brasil no próximo domingo, dia 5 de maio. São cerca de 80 mil inscritos no Estado, que farão as provas em 10 cidades gaúchas: Bagé, Caxias do Sul, Farroupilha, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.
Alguns desses municípios estão enfrentando graves prejuízos por conta do temporal, mais uma vez. As principais regiões atingidas são a Metropolitana, Central, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari e Serra Gaúcha. Uma das preocupações é com o deslocamento para o local de prova. No momento, mais de 120 trechos de rodovias estaduais e federais estão bloqueados em razão da chuva. O principal deles é na BR-290, que está totalmente interrompida próximo a Charqueadas.
A chuva deve perder força a partir de sexta-feira (3), quando se desloca em direção a Santa Catarina. Apesar disso, ainda deve chover no final de semana, em menor intensidade, em boa parte do RS. Além da chuva, o alerta do Inmet inclui a possibilidade de vento, granizo e raios.