A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou o aval para abertura 4.436 vagas em concursos públicos nos próximos meses. As oportunidades serão distribuídas em 20 órgãos de 14 ministérios. As autorizações serão publicadas em edição extra do Diário Oficial da União desta sexta-feira (16).
— Os que não saírem hoje, pode ser que saiam na segunda ou terça — ponderou a ministra durante anúncio, feito em coletiva à imprensa nesta sexta-feira (16), em Brasília.
Os órgãos com autorização a partir de hoje não incluem os já anunciados, ou seja, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Instituto Nacional do Seguro Social (convocações), entre outros.
Entre os novos concursos estão 120 vagas para analista de planejamento, pesquisador e tecnologistas para o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e outras cem oportunidades para as carreiras de analista executivo e pesquisador no Inmetro.
A realização de concursos federais faz parte dos objetivos de profissionalização da administração, para qualificar e recompor a força de trabalho, fortalecer órgãos públicos e melhorar o atendimento à população.