A estudante de astrofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Isadora Stefanhak Costa Arantes é uma das embaixadoras selecionadas pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) para participar do Lunar and Planetary Science Conference (LPSC), evento de divulgação científica da agência. A gaúcha de 20 anos viajou para o Texas, nos Estados Unidos, para assistir às palestras e participar da programação do evento, que aconteceu entre os dias 12 e 17 de março.
A atividade, que, em português, pode ser chamada de Conferência de Ciência Lunar e Planetária, reúne mais de dois mil cientistas e estudantes para apresentar descobertas e novos estudos na área. Como embaixadora, o papel da Isadora era assistir às palestras, participar dos momentos de debate e fazer a divulgação científica de todo conteúdo absorvido.
— Eu participei do processo de aplicação em fevereiro e recebi a notícia que tinha sido escolhida em março. Acho que os meus estudos, que sou aluna de astrofísica na UFRGS e biologia em uma universidade particular, e meu trabalho como divulgadora científica foi o que contribuíram para que eu fosse escolhida — conta.
Além dos estudos, Isadora faz divulgação científica no seu perfil no Instagram (@isaa_sca), onde soma quase 80 mil seguidores, e em escolas, como trabalho voluntário.
Durante a conferência, a estudante divulgou informações do evento pelo Instagram. E, segundo ela, ainda pretende postar mais conteúdo sobre os pontos altos do LOPSC e de tudo que aprendeu no local. Isadora conta que também pretende usar os conhecimentos adquiridos na conferência para complementar e enriquecer seus estudos na área.
— Foi fantástico, a todo o momento tinha programação acontecendo, várias apresentações e temáticas diferentes. Tinha muitas palestras sobre mineralogia lunar, meteoritos, e outras luas do sistema solar — relata. Segundo a estudante, após ver bastante conteúdo sobre meteoros, ela pretende trabalhar o assunto no Museu de Mineralogia e Petrologia da UFRGS.
Essa foi a segunda vez de Isadora visitando a Nasa. Em novembro de 2022, a jovem participou do Advcance Space Academy, um curso focado em engenharia aeroespacial, aviação, exploração do universo e treinamento físico de astronautas. Na época, Isadora contou à GZH que sonhava em ser a primeira mulher brasileira na Nasa.
— A LPSC me fez ter vontade de trabalhar com isso e apresentar um trabalho na conferência futuramente — enfatiza.
*Produção: Yasmim Girardi