Milhares de estudantes participam do primeiro dia de provas do vestibular 2023 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na tarde deste sábado (14). As provas continuam no domingo (15).
Nesta primeira parte, os candidatos encaram os exames de história, língua portuguesa, literatura em língua portuguesa, matemática e redação. Os portões abriram às 13h30min e fecharam pontualmente às 14h nos locais de prova.
Em Porto Alegre, o movimento de candidatos era tranquilo no campus Centro da UFRGS logo após o meio-dia, mas se intensificou por volta de 13h30min, durante a abertura dos prédios onde os estudantes realizam a prova. Candidatos acompanhados dos pais e grupos de cursinhos pré-vestibulares marcavam o cenário do complexo minutos antes da abertura dos locais de aplicação do exame.
Uma das participantes do vestibular no local, a estudante Eduarda Eicholz, 19 anos, estava acompanhada da família. Moradores de Canguçu, no sul do Estado, Eduarda, os pais, Eberson Eicholz, 43 anos, e Sandra Eicholz, 42 anos, e o irmão dela, Lucas, 13 anos, aguardavam a abertura das salas sentados em cadeiras de praia em lugar estratégico, já na parte interna do campus.
A estudante, que disputa uma vaga no curso de Medicina, afirma que já passou por outros processos seletivos que ajudaram na preparação para essa segunda tentativa de ingressar na UFRGS. Eduarda também destaca a importância do companheirismo da família no processo:
— O apoio é importante porque eles estão ali para ajudar, desejar boa sorte. Eles vêm comigo e, querendo ou não, fico um pouco mais calma. Tem alguém sempre apoiando, até tirando um pouco da ansiedade, distraindo um pouco, conversando, porque você fica num nervosismo — afirma a candidata.
O pai de Eduarda destaca que a família gosta de apoiar tanto em casa quanto no local de prova. A mãe da estudante acrescenta que o lugar escolhido, dentro do campus e próximo do prédio, é estratégico para evitar contratempos em relação ao horário da prova.
Também candidato a uma vaga no curso de Medicina, o estudante e morador de Caxias do Sul, na Serra, Paulo Junior, 25 anos, vê no vestibular uma oportunidade de mudar de área e realizar um sonho antigo. Ele decidiu parar o curso de Engenharia Mecânica e focar no preparo para pleitear a tão sonhada carreira na área de saúde.
— Chegou em um ponto que eu falei para o meu pai que eu não estava fazendo nenhuma coisa bem feita. Nem o estudo para o vestibular e nem a faculdade. Daí conversei com os meus familiares, tive o apoio deles e faz dois anos que estou focado só em vestibular — explica.
O estudante destaca ainda que a preparação com o uso de algumas ferramentas como simulados ajuda na questão emocional, que é muito importante para enfrentar a disputa.
— A gente já estudou tudo o que tinha para saber. Agora, o negócio é tentar desenvolver o melhor e ir para cima — pontua.
No domingo, serão aplicadas as provas de biologia, física, geografia, língua estrangeira moderna e química. O horário de abertura (13h30min) e fechamento (14h) dos portões nos locais de provas são os mesmos do primeiro dia de disputa.
O vestibular 2023 UFRGS ocorre em Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Bento Gonçalves, Imbé e Tramandaí. São quase 22 mil inscritos nesta edição, que disputam 4.008 vagas em 94 cursos de graduação. Como tradicionalmente ocorre, a área da saúde é a mais disputada, com maior número de concorrentes por colocação.
As linhas de ônibus de Porto Alegre têm reforço neste final de semana do vestibular. A ampliação de oferta vai ocorrer nos locais com maior concentração de candidatos. Para o campus Agronomia da UFRGS, por exemplo, as linhas 343, 353 e T8 circulam com acréscimo de viagens.