Dos 37 programas de pós-graduação (PPGs) que obtiveram conceito 7, a nota máxima na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), dois fazem parte da lista de mestrados e doutorados encerrados na metade do ano pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Os cursos são nas áreas de Ciências da Comunicação e Serviço Social.
Na PUCRS, o PPG de Serviço Social, que, no ciclo avaliativo anterior, obteve conceito 6 — já considerado de excelência —, na avaliação quadrienal 2017-2020 alcançou a nota 7. Tradicional, o programa de mestrados e doutorados existe desde 1977, mas, em agosto, a instituição anunciou que não abriria novos editais para ele, mas que todos os alunos atualmente matriculados terão a conclusão dos cursos garantida.
Segundo o diretor de Pós-Graduação da PUCRS, Luiz Gustavo Leão Fernandes, o encerramento do PPG de Serviço Social se deve à necessidade de busca por sustentabilidade, uma vez que se trata de uma instituição que não é pública.
— Algumas escolhas são necessárias para se poder manter o ecossistema das pós-graduações funcionando e forte. Faz parte da estratégia institucional. Para conseguirmos manter a qualidade de ensino precisamos ter cuidado, sobretudo com relação a cursos com mais dificuldade de captar alunos — observa Fernandes.
Na avaliação quadrienal 2017-2020, a PUCRS ampliou de dois para sete PPGs com o conceito máximo da Capes. A estratégia é, ao contrário do que fazem outras instituições, não abrir novos programas, mas sim investir nos existentes, para mantê-los fortes. Com isso, a universidade católica obteve também a maior média de conceitos em seus PPGs entre todas as instituições brasileiras com 10 programas ou mais.
Na Unisinos, o PPG de Ciências da Comunicação foi um dos 12 a ser descontinuado. Assim como o de Serviço Social da PUCRS, esse programa também obteve conceito 6 na avaliação anterior e, nesta última, alcançou a nota máxima. Os alunos já matriculados poderão concluir seus estudos, mas não haverá seleção de novos estudantes.
O anúncio do encerramento das atividades ocorreu em julho. Além de Ciências da Comunicação, serão fechados os PPGs de Arquitetura, Biologia, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Economia, Enfermagem, Engenharia Mecânica, Geologia, História, Linguística Aplicada e Psicologia.
A reportagem de GZH entrou em contato com a Unisinos para repercutir a obtenção da nota pelo PPG encerrado. A instituição informou um posicionamento no final da noite desta quarta-feira:
"A Unisinos recebe com orgulho a avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sobre os programas de pós-graduação. Os PPGs da Universidade sempre foram reconhecidos entre os melhores do Brasil, muito em razão da excelência do quadro docente.
O portfólio da instituição foi construído durante um período em que o contexto educacional era completamente diferente do atual. Naquela época, com um panorama econômico mais favorável, as políticas públicas apoiavam o Ensino Superior — situação que mudou bruscamente ao longo dos últimos anos, afetando principalmente as universidades comunitárias.
Historicamente, os PPGs dependem do sucesso das graduações. Com a queda das matrículas, fenômeno que vem ocorrendo desde 2015, o impacto nas pós-graduações foi gigantesco, retirando recursos que eram decisivos para sua sustentação. Trata-se de uma realidade desconhecida pela maior parte da população: um programa bem avaliado nem sempre é viável do ponto de vista financeiro.
Os programas de pós-graduação da Unisinos possuem qualidade e excelência acadêmica. Porém, houve a necessidade de ponderação de vários critérios, incluindo: tamanho da área de conhecimento específico na universidade, déficit de cada programa, possibilidade de sustentabilidade, capacidade de atração de fontes diferentes de financiamentos da pesquisa, impacto regional, adequação da nova pós-graduação ao tamanho da graduação. Enfim, a decisão pela desativação é decorrente de um conjunto de análises, do posicionamento de cada escola e da relação entre o programa e o foco estratégico da instituição.
Dos nossos 26 PPGs, seguiremos com 14 — agrupados nas seis escolas de conhecimento da Unisinos: Politécnica, Saúde, Gestão e Negócios, Direito, Indústria Criativa e Humanidades. Não deixaremos de lado nenhuma das áreas. E, assim, continuamos entre as dez maiores universidades privadas do país, contando com um dos mais robustos programas de pós-graduação.
Alinhado ao planejamento estratégico, o novo posicionamento da Unisinos prevê uma instituição ainda mais voltada para a região e a comunidade, reforçando o compromisso com a ciência, a pesquisa e a educação de qualidade, de forma sustentável e comprometida com o futuro."