Deve ficar para ano que vem a conclusão da reforma no prédio de dois andares que vai abrigar o novo refeitório da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), localizado na André da Rocha, no Centro Histórico de Porto Alegre. Segundo a universidade, a expectativa é de que o RU passe a atender a comunidade acadêmica em fevereiro de 2023.
As obras no prédio iniciaram em 2020, mas foram interrompidas em dezembro daquele ano. O motivo, de acordo com nota encaminhada pela UFRGS a GZH, foram "interferências construtivas, bem como necessidade de revisão de projetos". O serviço foi retomado em fevereiro deste ano. No contrato firmado com a construtora, consta que a previsão de encerramento é para janeiro de 2023. O orçamento total é de R$ 1.282.515,52, originário de emenda (nº 39840010) parlamentar da deputada Fernanda Melchionna (Psol), verba que originalmente era destinada a construir uma Casa do Estudante.
Perto do campus do Centro, o RU da André da Rocha será o nono refeitório da UFRGS. Tem espaço para 350 lugares, distribuídos nos dois andares do prédio, e capacidade de servir em torno de 2 mil refeições por dia.
De acordo com a instituição, todos os estudantes, servidores e terceirizados da universidade poderão comer no novo RU, o que é de praxe em outros refeitórios da universidade. Enquanto alunos integrantes do Programa de Benefícios da PRAE estarão isentos do custo das refeições, regulares pagarão R$ 1,30.
Atualmente, há seis RUs distribuídos nos campi de Porto Alegre, um no Campus Litoral Norte e outro no Campus Estação Experimental Agronômica, segundo a universidade. Juntos, os locais fornecem cerca de 9 mil refeições por dia.