Após completar 15 dias sem luz na quinta-feira (23), uma das atuais sedes do Instituto Flores da Cunha, no bairro Rio Branco, em Porto Alegre, recebeu uma nova previsão de retomada da energia elétrica. Uma equipe técnica da Secretaria de Obras do Estado esteve na escola na manhã desta sexta-feira (24).
A projeção é de que o conserto seja feito, no máximo, entre a próxima segunda (27) e terça-feira (28). Para isso, ainda é necessário que um orçamento seja aprovado para que a empresa que fará o serviço seja contratada pela escola. A secretaria informou que o orçamento deve ser aprovado ainda nesta sexta.
Na quinta (23),o prédio completou duas semanas sem luz após ter tido cabos de energia furtados, o que ocorreu no dia 7 de junho. Em razão disso, as aulas estão sendo ministradas em turnos reduzidos desde então, para aproveitar a luz natural. Ao todo, a instituição do bairro Rio Branco atende a 650 crianças e adolescentes do Ensino Fundamental e Médio.
Ao longo das últimas duas semanas, a escola relatou que a justificativa para o atraso estava na necessidade de um novo projeto elétrico que atendesse às novas normas da CEEE/Equatorial, responsável pela distribuição de energia.
Sede principal em obras
A sede principal do Instituto Educacional Flores da Cunha, na Avenida Osvaldo Aranha, teve as obras de reforma retomadas em janeiro desse ano após várias paralisações, desde 2012. O local está desocupado desde 2017, quando os alunos foram transferidos para diferentes sedes em Porto Alegre.
Além da Rua Cabral, onde estão estudantes do quinto ano em diante, alunos das séries iniciais estão em um prédio na Rua José Bonifácio, os da Educação Infantil na Felipe de Oliveira e o noturno no Instituto Rio Branco, na Protásio Alves.