As inscrições para participar do Crie o Impossível, no dia 3 de junho, estão na reta final. Para o evento presencial, que ocorre no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, não há mais vagas. Mas ainda é possível participar da transmissão simultânea dentro das escolas. Para isso, as instituições precisam se inscrever neste link até o dia 2 de junho.
O estádio terá a presença de pelo menos 10 mil estudantes. Levando em consideração os que vão acompanhar a transmissão, o evento vai impactar mais de 100 mil jovens matriculados na rede pública de ensino de todo o Brasil, garante a organização.
Esta é a quarta edição do Crie o Impossível, que oferece uma série de palestras com personalidades cujas histórias de vida são desafiadoras. É primeira vez, porém, que o evento é sediado em Porto Alegre. A ideia é motivar estudantes de escolas públicas a correrem atrás de seus sonhos.
Entre os palestrantes está a cientista Jaqueline Goes de Jesus, 32 anos, pesquisadora negra responsável por liderar a equipe que mapeou os primeiros genomas do Sars-CoV-2 no Brasil em apenas 48 horas depois da confirmação do primeiro caso de covid-19 no país. Ela deve falar, por exemplo, das noites que passou em claro estudando em um bairro popular de Salvador, na Bahia. Hoje é doutora em patologia humana e experimental pela Universidade Federal da Bahia.
Também estarão no Beira-Rio a influenciadora digital Bianca Andrade, conhecida como Boca Rosa, que se criou na comunidade da Maré, no Rio de Janeiro, e foi maquiadora antes de ficar famosa e participar do Big Brother Brasil de 2020, e o ex-jogador de futebol Paulo César Tinga, ídolo do Inter, empreendedor e ativista da luta racial.
Uma das instituições que vai conseguir levar seus alunos para acompanhar o evento de perto é a Escola Básica Almirante Bacelar, situada no Passo Dornelles, zona leste de Porto Alegre, perto de Viamão. Cerca de 200 estudantes entre o 9º ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio, além de cinco professores, vão ao Beira-Rio ouvir os palestrantes. A expectativa do diretor Ernesto Alba é de que o evento ajude a expandir um pouco o horizonte desses jovens.
— Os alunos terão a possibilidade de sair da escola, conhecer um monumento como o Beira-Rio, ouvir histórias de quem veio de baixo e conseguiu vencer. Não tenho dúvida de que alguma coisa eles vão aprender — diz.
Após o evento, os alunos serão convidados a participar do Empower, uma plataforma onde poderão inscrever projetos pensados para solucionar problemas em suas escolas. Autores das melhores propostas ganharão bolsas de estudo.
O Crie o Impossível é uma iniciativa da organização sem fins lucrativos Embaixadores da Educação e sua primeira edição ocorreu em 2018, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Essa quarta edição acontece em parceria com o Sebrae-RS - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul e com a Secretaria Estadual da Educação. Também tem o apoio do Instituto MRV, do Instituto Localiza, da Alicerce Educação, do Bees, da Latam, Estádio Beira-Rio e Grupo RBS.
O Embaixadores da Educação foi criado em 2013 e é formado por ex-alunos de escolas públicas que frequentam o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil do Sebrae em Minas Gerais.
Crie o Impossível 2022
- Data: 3/6/2022
- Horário: 8h às 12h
- Local: Estádio Beira-Rio
- Público-alvo: estudantes da rede pública do Ensino Médio
- Como se inscrever para assistir a transmissão virtual: inscrições disponíveis neste link.