Jovens de 17 a 22 anos que concluíram ou estão cursando o 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas podem se inscrever, até o dia 26 de julho, em um programa de capacitação online e gratuito focado no primeiro emprego. A iniciativa é oferecida pelo Instituto Proa com apoio da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Renda, por meio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), do Instituto Cyrela e da Fundação Casas Bahia.
O curso tem duração de três meses e as aulas iniciam no dia 1º de agosto. Nesse período, os aprovados passarão por uma formação básica gratuita, que inclui aulas de autoconhecimento, planejamento de carreira, projeto profissional, raciocínio lógico e comunicação. Depois, os estudantes podem optar por seis trilhas com capacitações mais específicas nas áreas de análise de dados, varejo, administração, logística, promoção de marcas e UX design.
O curso tem uma reunião semanal ao vivo com duração de 1h30min. Essa é a segunda turma da formação do Rio Grande do Sul. No início deste ano, mais de mil jovens no Rio Grande do Sul e Santa Catarina participaram. O programa ainda conecta os jovens com oportunidades de emprego disponíveis no mercado.
As inscrições podem ser feitas neste site. No momento da inscrição, é necessário responder um questionário com informações pessoais e perguntas de conhecimento geral e lógica.
O Instituto PROA é uma ONG criada em 2007, em São Paulo, por um grupo de empresários, que fornece formações gratuitas com o objetivo de maximizar as chances de jovens no mercado de trabalho.