O Ministério das Relações Exteriores publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (9) a portaria que autoriza a realização de concurso público para a admissão na carreira de diplomata. Estão previstos 34 cargos para a classe de terceiro-secretário.
A fim de tornar compatível a data de conclusão do concurso, com o planejamento de atividades do Instituto Rio Branco, que publicará o edital, a portaria reduziu para dois meses o prazo entre a publicação do edital, ainda a ser divulgado, e a realização da primeira prova.
A primeira fase do concurso consiste em uma prova objetiva, de caráter eliminatório, composta de questões de língua portuguesa, história do Brasil, história mundial, geografia, língua inglesa, política internacional, economia e direito.
Na segunda fase, os candidatos farão provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, com questões de língua portuguesa e língua inglesa.
“Serão estabelecidas notas mínimas para aprovação nas provas escritas de língua portuguesa e de língua inglesa”, informou a portaria.
A terceira fase do concurso vai ter provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, com questões de história do Brasil; política internacional; geografia; economia; direito; língua espanhola e língua francesa.
A portaria prevê, ainda, que será estabelecida nota mínima para aprovação no conjunto das provas escritas de história do Brasil; política internacional; geografia; economia; direito; língua espanhola e língua francesa.