O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) está com inscrições abertas até 24 de outubro para o processo seletivo 2022/1, que oferece mais de 4,8 mil vagas para cursos técnicos e superiores. As oportunidades estão distribuídas entre os 17 campi da instituição, localizados nos municípios de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre (bairros Centro Histórico e Restinga), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.
De acordo com o IFRS, todos os cursos ofertados são gratuitos e o início das aulas está programado para o primeiro semestre de 2022 — as datas serão divulgadas posteriormente por cada unidade. As vagas são destinadas a estudantes que concluíram ou estão prestes a concluir o Ensino Fundamental, a jovens que ainda estão cursando o Ensino Médio, seja na modalidade regular ou pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), e às pessoas que desejam ingressar no Ensino Superior (saiba mais abaixo).
As inscrições podem ser feitas até as 23h59min do dia 24 de outubro, por meio deste site, no qual também é possível acessar os editais completos e o cronograma do processo seletivo. Já a lista de formações disponíveis, bem como o número de oportunidades por curso e campus, pode ser consultada nesta página.
Para realizar a inscrição, o candidato deve ter CPF e RG próprios, além de estar cadastrado no portal do governo. Ao acessar o link para se inscrever, o participante será direcionado para a autenticação do gov.br e, se já tiver uma conta, basta informar seu CPF e senha para preencher o formulário de inscrição. Caso não tenha, será necessário clicar em "criar sua conta" para dar prosseguimento ao cadastro.
Modalidades e formas de ingresso
As vagas ofertadas pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) estão divididas em quatro modalidades: cursos superiores de graduação; cursos subsequentes ao Ensino Médio; cursos integrados e concomitantes ao Ensino Médio; e cursos técnicos integrados à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para cada um deles, há um edital com informações e orientações específicas. Os documentos podem ser consultados neste site.
Neste processo seletivo, em decorrência da pandemia de covid-19, a instituição também reservou 80% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas. Para concorrer nessa reserva, os candidatos a cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio devem ter estudado durante todo o Ensino Fundamental em instituições públicas. Já os interessados nas graduações, precisam ter cursado o Ensino Médio em escolas públicas para entrar pela reserva.
O IFRS destaca que estudantes de instituições privadas podem se inscrever, mas concorrerão às oportunidades destinadas ao acesso universal. Além da reserva de vagas, foram definidas algumas adaptações para o formato de seleção dos candidatos. Confira os detalhes sobre cada modalidade de curso:
Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: permitem a formação de Ensino Médio e técnica profissional ao mesmo tempo, voltados a estudantes que já concluíram o Ensino Fundamental. A seleção ocorrerá por meio da aplicação de prova presencial ou sorteio, conforme o campus de interesse.
- Provas presenciais para os cursos dos campi de Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Rio Grande, Sertão, Vacaria e Veranópolis.
- Sorteio entre os candidatos inscritos para os cursos dos campi de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Ibirubá, Osório, Porto Alegre (bairros Centro Histórico e Restinga), Rolante e Viamão.
Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA): permitem formação de Ensino Médio e técnica profissional ao mesmo tempo e são voltados exclusivamente para estudantes com 18 anos ou mais. A seleção para todas as vagas será por sorteio público entre os inscritos.
Cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio: permitem a formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio em outra instituição de ensino. A seleção será por sorteio público entre os inscritos.
Cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio: permitem a formação técnica para quem já concluiu o Ensino Médio. Para metade das vagas, a seleção será realizada por classificação a partir da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) — edições de 2016 a 2021. As oportunidades restantes serão ocupadas por meio de sorteio público entre os candidatos que selecionarem a opção "sorteio" no momento da inscrição. Também é possível optar por concorrer das duas formas, basta escolher essa opção durante o cadastro.
Cursos superiores de graduação: formações de tecnologia, licenciatura e bacharelado, que podem ser cursadas por quem já concluiu o Ensino Médio. A seleção será realizada exclusivamente por classificação a partir da nota obtida no Enem — edições de 2016 a 2021.
As provas para os cursos técnicos nos campi que optaram por esse formato de seleção serão aplicadas em 5 de dezembro, enquanto os sorteios públicos entre os inscritos ocorrerão no dia 14 do mesmo mês.
Taxa de inscrição
Para os candidatos que optarem pela seleção por sorteio ou a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a taxa de inscrição será de R$ 10. Já para os cursos que terão como forma de ingresso a realização de uma prova, o custo será de R$ 50. As formações destinadas a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no entanto, não terão cobrança de taxa.