Nas escolas particulares de Porto Alegre, o retorno às aulas ocorre de forma tranquila nesta quinta-feira (29). Um levantamento do Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS) com 105 instituições do Estado apontou que 82% das escolas devem retornar às aulas presenciais após decreto que colocou o RS em bandeira vermelha. Dessas, 57%, nesta quinta-feira.
No colégio Santa Doroteia, na zona norte, próximo das 7h, funcionários e professores eram recebidos. Um trabalhador fazia a medição de temperatura de quem passava pelas roletas e álcool gel era disponibilizado. Um pouco mais tarde, os primeiros alunos começaram a chegar.
Alguns já entravam correndo, outros demoravam um pouquinho mais para se despedir dos pais. Nesta quinta, serão recebidos estudantes da Educação Infantil ao 5°ano do Ensino Fundamental e, sexta-feira, do 6º ano ao Ensino Médio. A diretora Janaína Kunzler afirma que todos os protocolos foram cumpridos:
— Readequamos espaços para manter a distância entre as classes. Fizemos demarcações nas salas de aula, tapetes sanitizantes, álcool gel.
No Anchieta, o recomeço será com os estudantes do Ensino Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Amanhã, alunos do 3º e 5º anos retomam ao colégio. Por fim, na segunda-feira (3), será a vez dos que cursam do 6º ano até o Ensino Médio. De 308 alunos de Educação Infantil, 95% compareceram nesta quinta, segundo a direção. Dos estudantes de 1º e 2º anos, foram 90 alunos.
O acesso pela Rua das Rosas era tranquilo, com álcool gel, medição de temperatura e salas ventiladas. Segundo Cristiane Sisson, orientadora de convivência escolar, as crianças usam meias antiderrapantes, e há acrílico separando as mesas.
No Marista Rosário, as aulas presenciais também foram retomadas nesta quinta com Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. O acesso é pelo prédio B, na Rua Irmão José Otão. Antes das catracas, havia álcool gel e funcionários faziam a medição de temperatura da criança e dos pais. Na segunda-feira, será a vez do 3º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
Farroupilha, Israelita Brasileiro e Sinodal Salvador também confirmaram que reabrem nesta quinta-feira.
Rede municipal
A quinta-feira (29) marca também a retomada dos alunos na rede de ensino municipal de Porto Alegre. De acordo com a prefeitura, são mais de 32 mil estudantes no primeiro grupo, composto pela Educação Infantil e pelos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.
Na Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer, no bairro Medianeira, os portões foram abertos por volta das 6h30min. Antes das 7h, funcionários começaram a chegar à instituição. Encontraram um prédio com adesivos no chão, orientando pontos de parada e distanciamento. Até as 8h, no entanto, nenhum aluno tinha chegado à escola.
Logo na recepção, um totem de álcool em gel ganhou uma cartolina rosa, e o aviso: "atendimento 1 pessoa por vez". Uma lixeira para descarte de luvas e máscara foi posicionada ao lado da porta, e o ingresso e a saída dos estudantes será por acessos distintos, para evitar aglomerações. O busto em homenagem ao professor Emílio Meyer, que dá nome a escola, usa máscara para servir de exemplo.
Apesar de demonstrar disposição enquanto organiza o local, a diretora Sônia Nunes afirma temer o retorno. Afirma que a categoria deveria ter sido incluída na campanha de vacinação contra a covid-19.
— Não confio que vá ficar tudo bem, mas vamos fazer nosso máximo — explica, enquanto anda aceleradamente no corredor para deixar tudo pronto aos alunos.
A Emílio Meyer tem 800 alunos – cerca de 300 podem regressar nesse primeiro momento. A direção organizou um rodízio, para evitar a lotação: parte dos alunos terá aula em um dia, outra parcela em outro. Em média, cada estudante poderá frequentar o colégio três vezes por semana, com atividades remotas nos outros períodos.
Roberto Loreto da Silva, 45 anos, foi à escola da filha às 7h30min. Queria saber quando Maria Vitória seria autorizada a regressar. Foi informado de que o quarto ano – no qual ela está matriculada – ainda não teve um cronograma divulgado pelo Executivo.
— Ela está com saudade de voltar para a escola — afirma.
Os demais anos voltarão de forma gradual, em calendário ainda não divulgado pela administração municipal.
Rede estadual
O governo do Rio Grande do Sul divulgou, na manhã desta quinta-feira (29), o cronograma para o retorno das aulas presenciais na rede pública estadual. O calendário era esperado desde a noite de terça-feira (27), quando o Piratini publicou decreto colocando todo o RS em bandeira vermelha e permitindo a retomada das aulas presenciais.
Segundo a Secretaria da Educação (Seduc), as aulas na rede pública estadual serão no modelo híbrido: estudantes terão aulas presenciais nas escolas e também realizarão atividades remotamente.