Pressionado pela pandemia de covid-19, o mercado de trabalho vem sendo alvo de uma aceleração nas mudanças no processo produtivo. Quem antes trabalhava em escritório, se viu atuando de casa e, em meio às transformações, novas funções profissionais começaram a surgir, principalmente, nas áreas de tecnologia, saúde, recursos humanos e logística.
De acordo com o coordenador do Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas, Moisés Waismann, responsável pela carta mensal do mercado de trabalho, uma reorganização do processo produtivo de trabalho vem ocorrendo ao longo dos meses mais recentes.
— Algumas situações que levariam anos para ocorrer, ocorreram em apenas um ano, como a incorporação da tecnologia nos afazeres mais cotidianos. Até o final de 2019, trabalhávamos em escritório. A partir de 2020, ficamos mais em casa e conectados em rede o tempo todo. As viagens de negócios, por exemplo, desapareceram completamente e não devem retomar porque hoje se faz uma reunião pela internet com alguém que está do outro lado do mundo. São transformações que vieram para ficar e impactam diretamente no mercado de trabalho — ressalta.
Para a presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS), Crismeri Delfino Correa, com a mudança na rotina do trabalhador, atividades ligadas ao e-commerce e à comunicação digital se destacarão neste ano. A especialista ainda indica oportunidades na área de serviços, motivadas pelo crescimento do trabalho remoto.
— Por seguirem mais em casa, as pessoas estão exigindo trabalhos rápidos de eletricista, encanador, construtor civil, marceneiro e até carreto, geralmente realizados por autônomos — aponta.
Segundo Moisés, o mundo está num momento de questionamentos e de rupturas de padrões. Enquanto o comércio sofre com a crise, por conta da baixa circulação de pessoas, o setor de logística cresce com as vendas online.
— Não teremos um novo normal. Teremos uma outra vida. Neste momento, estamos nascendo. Precisamos um pouco mais de tempo. Mas temos que estar abertos às possibilidades e entender que é preciso aprender cada vez mais — resume.
Vagas temporárias
Conforme a carta do mercado de trabalho mais recente, produzida pelo Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas, nos dois primeiros meses deste ano, foram gerados 57.206 postos de trabalho no Rio Grande do Sul, e o setor da Indústria (29.187) foi o que mais contratou no início deste ano.
A movimentação no mercado de contratações, conforme Paola Barreto, gerente da filial Porto Alegre da GI Group, empresa de trabalho temporário e de recursos humanos, acelerou a partir do segundo semestre de 2020, com a abertura de vagas temporárias para suprir os colaboradores de grupos de risco e a sazonalidade de final de ano, principalmente, no varejo e na indústria. As contratações continuam ocorrendo para cargos operacionais temporários, como auxiliares de produção, operadores de empilhadeira, área de depósito e expedição.
— Muitas empresas optam pela contratação temporária até nove meses, mas com a possibilidade de efetivação durante ou depois deste período — ressalta.
Paola acrescenta a existência de oportunidades para quem está pretendendo ingressar no mercado de trabalho e para aqueles com menos anos de estudo.
— A grande maioria das empresas contratantes de temporários não está exigindo experiência em cargos operacionais, mas disponibilidade de horário, comprometimento e perfil comportamental — comenta.
Nova oportunidade
Para quem pretende mudar de carreira em meio à pandemia, a consultora de recursos humanos Andressa Paltiano, premiada no HR Influencer TOP 5 Latam, alerta que o profissional que está há mais de duas décadas em atuação precisa compreender as mudanças que estão ocorrendo no mercado de trabalho.
— Hoje, pode-se trabalhar numa multinacional com sede do Nordeste, sem precisar sair de Porto Alegre. O home office proporcionou esta possibilidade. Por isso, qualificação é sempre bem-vinda, além de ser fundamental buscar a orientação para reposicionamento de carreira. Quanto mais tempo de carreira, mais analítico o profissional se torna para tomada de decisões estratégicas. Ele precisa se posicionar e valorizar isso no currículo — ensina.
Ajuda aos candidatos
- Para desenvolver novas habilidades, os usuários do LinkedIn podem acessar cursos de aprendizagem gratuitos da Microsoft e do LinkedIn disponíveis neste site. São nove trilhas de aprendizagem com mais de 90 cursos em português.
- O PUCRS Carreiras oferece consultoria e planejamento de carreira, elaboração de currículo, preparação para entrevista em processo seletivo, assessoria para redes sociais e buscas por oportunidades. Alunos da PUCRS têm acesso gratuito. Comunidade externa tem taxa cobrada conforme o serviço prestado. Informações pelo telefone (51) 3353-4355.
- A Universidade La Salle mantém há cinco anos o Projeto de Capacitação de Trabalhadores, na agência Sine/FGTAS de Canoas. A extensão universitária envolve alunos dos cursos de Psicologias e Gestão de Recursos Humanos e oportuniza atendimento psicológico individualizado aos trabalhadores que buscam a agência, além de capacitação sobre formulação de currículo e como agir em entrevistas de emprego.