O primeiro dia de volta às aulas da rede municipal de ensino de Porto Alegre registrou nesta quarta-feira (24) adesão de 90% das escolas comunitárias e da própria prefeitura. Conforme dados da Secretaria Municipal de Educação (Smed), das 251 instituições da Educação Infantil, 242 abriram as portas ao longo do dia. Em relação à rede própria, apenas quatro escolas seguiram fechadas — foram 38 que retomaram as atividades.
A Smed confirmou que a chegada dos alunos foi gradual, com os pais apresentando dúvidas quanto aos protocolos. No final desta quarta-feira, mais 2 mil crianças haviam voltado às aulas presenciais. São 25.254 alunos na Educação Infantil, e eram esperados 12,6 mil, portanto, o percentual de comparecimento ficou em menos de 20%.
Quanto aos profissionais que atuam nas escolas, a pasta informou que dos 1.032 trabalhadores temporários que tiveram a contratação aprovada, 818 já estão nomeados e outros 185 assinaram contrato nesta quarta-feira, somando 1.003.
Nesta quinta-feira (25), a Smed projeta que as 59 escolas municipais de Ensino Fundamental retomem as atividades com o retorno dos alunos do primeiro ano. Na sexta-feira (26), a volta será dos estudantes do segundo ano.
A retomada das aulas ocorrerá respeitando as regras de distanciamento social e dividindo em 50% os alunos: metade ficará no ensino remoto e a outra parte, no presencial. Ainda segundo a pasta, a definição do período em que cada turma revezará entre ensino remoto e presencial e quais os alunos ficam em qual divisão será responsabilidade das escolas.
O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) afirmou que visitou em torno de 15 escolas na manhã desta quarta-feira e duas não estavam abertas por falta de profissionais e problemas de higiene. O sindicato confirmou que em todas foi observado um baixo número de alunos, pois, segundo a entidade, os pais não levaram as crianças para as escolas.
O Simpa realiza nesta quinta-feira uma assembleia da categoria e, conforme o sindicato, a tendência é de que seja aprovada uma greve para iniciar na próxima segunda-feira (1º).