A partir da experiência adquirida em 2020, escolas da rede particular de Porto Alegre garantem estar mais preparadas para seguir no ensino híbrido no ano que vem. Há instituições que desenvolveram mais de um modelo de ensino, já se prevenindo para diferentes cenários em 2021. Outras intensificaram os treinamentos das equipes e adquiriram novos equipamentos para garantir as aulas síncronas - com parte da turma em modo presencial e outra acompanhando ao vivo pela internet, de casa.
Em comunicado enviado aos pais dos 917 alunos, o Colégio Monteiro Lobato desenvolveu três possibilidades de aulas para 2021, nos modelos presencial (com atividades síncronas online para os que optarem por acompanhar a aula de casa), híbrido (com metade da turma em sala e a outra em casa, alternando dias de presença na escola) e apenas remoto (todos em casa com aulas ao mesmo tempo) para a Educação Infantil e para os ensinos Fundamental e Médio. Tudo dependerá do contexto de restrição social no período.
O planejamento foi realizado de forma colaborativa com os setores pedagógico, tecnológico e de logística. De acordo com a instituição, a prioridade será a frequência das aulas presenciais e a qualificação da interação online entre alunos e professores. Para isso, o Monteiro Lobato reorganizará os espaços da estrutura da escola, investirá na tecnologia, adquirindo novos equipamentos e aumentando a rede de acesso aos alunos para a qualificação do ensino virtual, ampliará a equipe de apoio para o cuidado com o controle de condutas e rotinas de sanitização e dará continuidade à consultoria com empresa especializada em soluções de infectologia para a manutenção dos protocolos de segurança.
No Colégio Santa Inês, a meta é ampliar a oferta das aulas síncronas para os 1,1 mil alunos, caso haja famílias que optem por manter os filhos em casa. Para isso, a instituição investiu R$ 400 mil em equipamentos, segundo a diretora, Irmã Celassi Dalpiaz. Foram comprados 120 iPads e 10 computadores para os professores.
Segundo a Irmã Celassi, a Educação Infantil atenderá diariamente de forma presencial a todos que optarem por esse formato. Já os alunos que não voltarem ao presencial terão aulas online. Os estudantes do primeiro e do segundo ano do Ensino Fundamental poderão optar por aulas síncronas (com transmissão ao vivo) ou assíncronas (com tarefas para desenvolverem ao longo do dia), respeitando o tempo indicado de exposição nas telas para cada faixa etária. A partir do terceiro ano do Fundamental até o Ensino Médio, as aulas serão síncronas.
Confira a previsão para 2021 em outras escolas:
Rede La Salle (colégios Santo Antônio, São João, Pão dos Pobres, Dores)
As instituições da Rede La Salle retornaram de forma gradual às atividades presenciais. A partir da autorização do Ministério da Educação para permanecer no ensino remoto enquanto durar a pandemia, os colégios lassalistas manterão um sistema híbrido, com atividades presenciais e domiciliares.
Os protocolos atuais, implementados pelas escolas da rede, serão mantidos e adaptados sempre que surgirem novas necessidades. Em nota, a rede informou que "ainda é muito cedo para prevermos qualquer mudança no cenário atual e aguardamos com grande expectativa, assim como toda a comunidade, pela vacinação e o fim da pandemia ainda em 2021".
Colégio Metodista Americano
De acordo com nota enviada pela instituição, foi preciso se reinventar e aprender, junto aos alunos, a utilizar efetivamente as plataformas virtuais. Desta forma, as plataformas educacionais (Plurall e IsCool) estão sendo utilizadas para dar continuidade ao processo formativo, além de entrega de livros e de materiais impressos (em drive-thru), aulas síncronas (online), videoaulas e outras formas.
Em novembro, depois de pesquisas relacionadas às expectativas das famílias, o Colégio Americano optou por retornar com as aulas presenciais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. Para isso, houve treinamento dos funcionários e professores com base em todos os protocolos de saúde. Toda a comunidade escolar recebeu uma cartilha com as práticas.
Segundo a diretora pedagógica do Americano, Marilice Trentini Oliveira, a instituição continuará com o ensino híbrido em 2021, se assim permanecer o cenário da pandemia.
Rede Marista (colégios Rosário, Assunção, Champagnat, Ipanema , São Pedro, Irmão Jaime Biazus e Vetorello)
Por meio de nota, a rede informou que "entre as medidas realizadas, estão o uso obrigatório de máscara por todos que circulam pelos colégios; higienização constante dos espaços; escalonamento dos horários de entrada, de saída e de recreio e treinamentos contínuos de professores e funcionários. Também contamos com a bimodalidade de ensino, ou seja, as turmas foram divididas de forma que, a cada semana, um grupo de estudantes tivesse aulas presenciais e outro permanecesse com as atividades domiciliares. Dessa forma, garantimos que as salas de aula sejam ocupadas com o distanciamento mínimo entre as classes e atendemos os alunos cujas famílias quiseram manter o distanciamento neste momento, opção que continuou sendo assegurada mesmo após o retorno das aulas presenciais".
Colégio Santa Doroteia
No retorno às aulas presenciais em outubro, o Santa Doroteia já estava estruturado para colocar em prática um modelo híbrido de ensino. Os professores receberam treinamento e todas as salas de aula, que já possuíam equipamentos multimídia e acesso à internet, receberam notebooks e a estrutura tecnológica necessária para transmissão das aulas e interação ao vivo entre os professores, os alunos que permaneceram em casa e os que foram para a escola.
A instituição reforça que tudo o que foi vivido em 2020 proporcionou uma base sólida para que a proposta pedagógica para 2021 seja ainda mais conectada à realidade e às necessidades dos estudantes. Conforme a escola, o ensino híbrido deve ir além da possibilidade de conexão entre alunos em modo remoto e presencial, oferecendo condições para que se apliquem recursos digitais para todos. Também estão sendo aprimoradas questões relacionadas às formas de avaliação, e os professores continuarão sendo atualizados para que a proposta siga em constante evolução.
Colégio João XXIII
Segundo a direção da instituição, a pandemia acabou possibilitando oportunidades de aprendizagem profissional docente e o fortalecimento das relações família-escola. Da experiência deste ano, a instituição levará para 2021 a reinvenção de tempos e espaços de aprendizagem por meio do ensino híbrido. Prevê ainda o desenvolvimento profissional docente, a partir da nova dinâmica de interação professor-estudante-tecnologia, e a personalização e diversificação dos percursos de aprendizagem, por meio de tecnologias e metodologias ativas que garantem uma maior autonomia dos estudantes no desenvolvimento de propostas individuais e coletivas. A direção destaca a ampliação da estrutura de TI, dos recursos audiovisuais e a arquitetura de ambientes educativos planejados em áreas abertas (gazebos e pergolados).