A Universidade La Salle, situada em Canoas, na Região Metropolitana, será a primeira sede brasileira da Universidade do Sentido, criada pelo papa Francisco em junho deste ano. Com o objetivo de incentivar a cultura do encontro – um dos conceitos mais defendidos pelo pontífice durante sua atuação à frente da Santa Sé –, a nova instituição pretende aproximar o mundo acadêmico e a sociedade, oferecendo serviços às comunidades mais necessitadas.
A parceria entre a La Salle e a Pontifícia Fundação Scholas, que administra a iniciativa do Papa, será assinada na próxima terça-feira (1º), em cerimônia online com a presença dos diretores mundiais da Scholas, José María del Corral e Enrique Palmeyro, e do reitor da Universidade La Salle, Paulo Fossatti.
Inicialmente, a sede de Canoas contará com três projetos: um centro regional de abrigamento para mulheres em situação de risco e violência, que atenderá até 24 mulheres e seus filhos na Região Metropolitana; apoio aos imigrantes, auxiliando-os com aulas de português e atendimento jurídico e psicológico; e encontros virtuais entre alunos da Rede La Salle e estudantes de Portugal e Moçambique.
Para o Ensino Superior, a Universidade do Sentido propõe que os alunos atuem como guias nas propostas de trocas e compartilhamentos de reflexões a partir dos temas indicados pelo Pacto Educativo Global, ação também do papa Francisco que propõe uma mobilização de pessoas e instituições para gerar uma mudança de mentalidade pela educação.
Conforme o Vaticano, a Scholas é uma organização internacional de direito pontifício com sede em Argentina, Chile, Cidade do Vaticano, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Haiti, Japão, Itália, México, Moçambique, Panamá, Paraguai, Portugal e Romênia, presente com sua rede em 190 países, integrando mais de 400 mil centros educacionais e atingindo mais de 1 milhão de crianças e jovens em todo o mundo. A missão principal é “responder ao apelo a criar uma cultura do encontro, aproximando os jovens numa educação que gere sentido”.
De acordo com a La Salle, as ações desenvolvidas na microssede de Canoas em 2021 serão amplamente divulgadas para que mais pessoas da comunidade possam participar. No entanto, ainda não há um cronograma de atividades – o que deve ser finalizado após a assinatura do termo de cooperação.