Encabeçada pela atual reitora da instituição, Lucia Pellanda, a chapa 2 foi a primeira colocada na consulta para definir o comando da reitoria da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). O resultado foi divulgado na noite desta quinta-feira (26).
A votação tem por objetivo formular a lista tríplice, a partir da consulta à comunidade acadêmica, que será enviada ao presidente Jair Bolsonaro. A seguir, o presidente escolherá o nome que assumirá a reitoria.
A chapa 2, composta pelas professoras Lucia Campos Pellanda e Jenifer Saffi, conquistou a primeira posição no pleito com um total de 215 votos recebidos dos professores, 150 dos técnico-administrativos e 1.804 dos estudantes.
A chapa 1, formada pelos docentes Miriam da Costa Oliveira e Paulo Ricardo Gazzola Zen, obteve a segunda colocação com um total de 129 votos dos docentes, 40 dos técnico-administrativos e 256 dos alunos.
Considerando a fórmula da eleição definida pela resolução 28/2020 do Conselho Universitário (Consun) — que leva em conta os pesos de 70% para o voto dos professores, 15% para o dos técnico-administrativos e 15% para o dos estudantes — a chapa 2 conquistou proporcionalmente 68,72% de um total de 2.594 votos válidos, enquanto a chapa 1 obteve 31,28% de preferência da comunidade acadêmica.
O resultado desta noite será levado ao plenário do Consun, em sessão extraordinária em 10 de dezembro, para definir a ordem da lista tríplice que é enviada ao presidente.
Nesta edição, conforme decisão do Consun amparada por instrução legal, será realizada nova inscrição de chapas e votação dos concorrentes. A inscrição das chapas será em 1º de dezembro. Ao final da votação, os três candidatos mais votados terão seus nomes enviados para a escolha pelo presidente da República. O candidato nomeado exercerá a gestão da UFCSPA no quadriênio 2021-2025.