Mesmo com a autorização de volta às aulas para os ensinos Médio e Técnico de escolas da rede estadual, nenhuma escola do sul do Rio Grande do Sul irá retornar nesta terça-feira (20). O principal motivo é a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que não chegaram aos municípios da região.
O governo garante que realizou a compra de EPIs para todas as escolas da rede estadual, que a entrega está andamento e será finalizada ao longo do mês de outubro. Professores, estudantes e servidores deverão receber todos os equipamentos e produtos de higienização necessários para a segurança, como máscaras, álcool, tapete sanitizante, termômetros e produtos de limpeza, entre outros.
No Sul do Estado, as 57 escolas com ensino médio não tem previsão de retorno. Segundo a 5ª Coordenadoria Regional de Educação, a entrega de EPIs já começou, mas por causa da distância entre os 18 municípios a logística é complicada.
– As entregas já começaram e estamos em um processo de remanejamento de equipes, a expectativa é atender todas as dificuldades comunicadas pelas escolas. Não temos data certa de quando haverá o retorno na região, pois cada escola tem a sua peculiaridade – explicou a coordenadora da 5ª CRE, Alice Szezepanski.
Com mais de 1,2 mil alunos, a Escola estadual de Ensino Médio Pedro Osório, em Pelotas, foi uma das escolas que ainda não receberam todos materiais. Segundo a vice diretora, Raquel Medeiros de Moraes, além dos EPIs, o problema de preenchimento de vagas de profissionais dificulta um possível retorno.
– Não sabemos quando teremos uma data certa ainda para ter condições de voltar. Prometeram entregar (os equipamentos) até, pelo menos, semana que vem. Além disso, temos problemas de Recursos Humanos, com muitos servidores afastados – explicou a vice-diretora.
A 5ª CRE está realizando um estudo de remanejamento de profissionais para o preenchimento de vagas onde existam profissionais em grupo de risco afastados. O retorno nas primeiras escolas do sul do Estado deve ocorrer nas próximas semanas.