Nos próximos 10 dias, um grupo de alunos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) passará a contar com um recurso para auxiliar na retomada das aulas online: notebooks. No total, serão distribuídos 52 equipamentos a estudantes de oito das 10 cidades onde a universidade está presente.
A distribuição beneficia 35 estudantes indígenas e quilombolas e 17 alunos com deficiência considerados em situação de vulnerabilidade social e econômica. Os equipamentos foram adquiridos por meio da submissão de um projeto de inclusão digital ao Ministério Público do Trabalho, no valor de R$ 103 mil.
Com o recurso, o objetivo é minimizar o impacto da pandemia no processo de oferta de ensino e melhorar as condições de acesso às atividades remotas.
- Estamos com várias ações voltadas à inclusão digital. O foco do nosso projeto encaminhado ao MPT foi para atender esses estudantes mais vulneráveis, que não têm equipamentos ou cujos equipamentos são muito velhos, que não dariam qualidade plena – explica o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Edward Pessano.
A medida se soma a outra que já havia sido anunciada pela universidade: um pacote de auxílio digital. Entre os 12 mil alunos, 1,7 mil são considerados vulneráveis. Assim, a universidade está repassando R$ 95 para todos eles. Com este valor, podem adquirir um pacote de dados ou melhorar os equipamentos e conexões que já possuem.
Além disso, a universidade prevê a chegada de 645 chips com plano de internet, repassados pelo Ministério da Educação (MEC). Também há uma ação em andamento para a doação de equipamentos usados, que serão repassados aos alunos.
As atividades de ensino referentes ao primeiro semestre da graduação serão retomadas de forma remota no dia 8 de setembro e vão se estender até 18 de dezembro. Já o segundo semestre de 2020 vai ocorrer entre 1º de fevereiro e 15 de maio de 2021.