Com rotinas alteradas, a alimentação interfere na rotina de boa parte dos estudantes. A tentação da geladeira, o cansaço e o cochilo após o almoço e os alimentos que podem fazer a diferença na rotina dos candidatos foram assunto no quadro Enem na Gaúcha desta segunda-feira (24).
A convidada foi a nutricionista Kauana de Lima, que orientou, inicialmente, sobre como evitar o estresse metabólico.
— Esse estresse metabólico se dá pelo consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar e sódio. Isso causa cansaço e indisposição. Meu conselho é: reduzir esse tipo de alimentos, priorizar os horários de descanso, pois essa combinação melhora o rendimento do dia. Assim, o estudo terá muito mais qualidade, além da otimização de tempo — explica.
De acordo com as dicas da nutricionista, os “verdes-escuro” e os “alaranjados” são os alimentos que servem como aliados na rotina de quem está na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais provas. Saiba quais são eles e também como adotar as porções mais adequadas para o consumo de alguns itens.
Escute na íntegra
Enem na Gaúcha
O quadro vai ao ar semanalmente no programa Bom Dia Segunda-Feira, da Rádio Gaúcha. A produção e a apresentação são de Gustavo Gossen.