As 1,7 mil vagas para a versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Porto Alegre foram preenchidas nesta segunda-feira (11), o primeiro dia de inscrições.
O formato é a novidade do exame deste ano e também será aplicado em Santa Maria — onde não há mais vagas —, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Pelotas e Santa Cruz do Sul. Em todo o Brasil, mais de 1 milhão de estudantes se cadastraram para as provas nas primeiras oito horas em que as inscrições estavam abertas.
Além da Capital e de Santa Maria, outras 42 cidades do país não têm mais vagas para as provas pelo computador, entre elas estão Maceió (AL), Macapá (AP), Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Brasília (DF).
De acordo com o Ministério da Educação, e Enem Digital terá a mesma estrutura logística do modelo impresso. As provas irão ocorrer em postos aplicadores credenciados nas cidades, por meio de computadores que serão disponibilizados pelo Inep.
A prova digital acontece nos dias 22 e 29 de novembro. Já o Enem tradicional, com o teste impresso, será realizado nos dias 1º e 8 de novembro. As inscrições devem ser feitas pelo site do Inep até 22 de maio. O valor da taxa é de R$ 85.