Quem irá realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 tem a oportunidade de testar seus conhecimentos por meio de um simulado gratuito disponível em GaúchaZH, em uma parceria com o Me Salva! (clique aqui para acessar). O simulado pode ser acessado até esta sexta-feira (26). Qualquer pessoa pode participar, basta fazer um cadastro.
O teste conta com 180 questões inéditas, nos mesmos moldes das provas do Enem, elaboradas por professores do Me Salva!, site que oferece preparação online para o exame nacional e vestibulares. Ao término do simulado, a ferramenta disponibiliza a nota em menos de cinco minutos.
Além dos exercícios de linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza, o estudante também pode fazer uma prova de redação, que será corrigida gratuitamente. Funciona assim: o candidato escreve o texto, tira uma foto e faz upload no sistema. Então, a equipe do Me Salva! irá corrigir e, em até 10 dias, será possível acessar a nota e ver comentários sobre a redação.
Miguel Andorffy, fundador e professor de matemática do Me Salva!, orienta os candidatos a imprimirem as provas para responder e, depois, passar as respostas para o gabarito.
— O layout é exatamente igual ao do Enem, a recomendação é de que o aluno imprima o simulado, coloque um cronômetro no celular de cinco horas e meia e de cinco horas, que é o tempo de prova nos dois dias, e realize como se fosse o Enem.
Essa é a quarta parceria de GaúchaZH com Me Salva!, site criado em 2014 para beneficiar os estudantes que fazem o Enem. No ano passado e no começo de 2019, foram disponibilizados simuladores de aprovação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e uma primeira versão do simulado.
Provas em novembro
O Enem 2019 ocorre em novembro. As provas de linguagem, redação e ciências humanas serão aplicadas em 3 de novembro. Já os exames de matemática e ciências da natureza serão realizados em 10 de novembro.