A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) apareceram no ranking University Impact 2019 (Impacto das Universidades), publicado pela revista britânica Times Higher Education (THE). Trata-se de um ranking paralelo ao das melhores universidades do mundo, que a revista faz anualmente com base nas mais de 1,2 mil instituições mundiais que repassam dados à THE, participando das avaliações periódicas.
O ranking não se refere exatamente à qualidade de ensino, mas ao impacto social das instituições nas suas comunidades. Para chegar às pouco mais de 450 instituições em destaque de 76 países (o número varia conforme o indicador), a THE utilizou como indicadores 11 dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). São diretrizes na busca de metas como acabar com a pobreza, proteger o planeta e promover a igualdade.
A UFSM aparece em destaque em cinco indicadores: promoção da qualidade da educação, redução de desigualdades, promoção da paz, justiça e instituições fortes e estabelecimento de parcerias para atingir objetivos. Já a Unisinos se destacou em quatro pontos: promoção de boa saúde e bem-estar, promoção da qualidade da educação, relação com indústria, inovação e infraestrutura e também em parcerias para objetivos.
— Isso representa o acerto da política de ações afirmativas que vem, a cada ano, sendo melhorada e aperfeiçoada diante da crescente demanda que temos pela atenção à população que necessita desse conjunto de medidas e políticas da instituição. Essas avaliações são muito importantes para a universidade orientar as suas ações e decisões que toma na direção de tornar a universidade cada vez mais próxima da realidade social brasileira — afirmou o reitor da UFSM, Paulo Burmann.
A metodologia do ranking foi desenvolvida em parceria com a empresa britânica Vertigo Ventures e a editora holandesa Elsevier. A partir da posição 100, ele não ordena as universidades em colocações específicas, mas em intervalos conforme o indicador avaliado — a Unisinos, por exemplo, ficou entre as posições 201-300 entre 342 universidades universidades em destaque no indicador referente a indústria, inovação e infraestrutura.
UFSM e Unisinos são as duas únicas universidades gaúchas citadas no ranking, entre 15 instituições brasileiras. Entre os países, o Japão foi o que teve mais instituições de ensino em destaque, com 40 universidades citadas, seguido de Estados Unidos e Rússia com 29 instituições cada.
Gaúchas em destaque
Confira os aspectos em que as duas universidades gaúchas citadas no ranking, UFSM e Unisinos, destacaram-se pelo impacto social nas suas comunidades, segundo ranking da revista britânica Times Higher Education (THE).
Boa saúde e bem-estar
Enfoca pesquisas das universidades sobre as principais condições e doenças que têm impacto sobre os resultados de saúde em todo o mundo, seu apoio às profissões de saúde e à saúde dos alunos e funcionários. Não se trata de uma medida geral do ensino e pesquisa médica de uma universidade.
- Unisinos: 201-300
- Total de 423 universidades em destaque
Qualidade da educação
Concentra-se na contribuição das universidades para os primeiros anos e na aprendizagem ao longo da vida, na sua pesquisa pedagógica e no seu compromisso para com a educação inclusiva. Como os primeiros anos de ensino e aprendizagem ao longo da vida não são o foco principal da educação nas universidades, não deve ser usada para avaliar a qualidade geral do ensino nas universidades.
- UFSM: além de 300
- Unisinos: 201-300
- Total de 457 universidades em destaque
Indústria, inovação e infraestrutura
Concentra-se no papel das universidades de promover a inovação e atender às necessidades da indústria. Explora as pesquisas das instituições sobre a indústria e inovação, seu número de patentes e empresas derivadas e sua receita para pesquisa vinda da indústria.
- Unisinos: 201-300
- Total de 342 universidades em destaque
Redução de desigualdades
Enfoca pesquisas das universidades sobre as desigualdades sociais, suas políticas sobre discriminação e seu compromisso de recrutar funcionários e estudantes de grupos sub-representados.
- UFSM: 101-200
- Total de 277 universidades em destaque
Paz, justiça e instituições fortes
Concentra-se em como as universidades podem apoiar instituições fortes em seus países e promover a paz e a justiça. Explora as pesquisas das universidades sobre direito e relações internacionais, a participação como conselheiras de governos e suas políticas sobre liberdade acadêmica.
- UFSM: 101-200
- Total de 276 universidades em destaque
Parcerias para os objetivos
Analisa as maneiras mais amplas pelas quais as universidades apoiam as metas de desenvolvimento sustentável com colaboração de outros países, a promoção de melhores práticas e a publicação de dados. A menos que todos os parceiros trabalhem juntos para os metas de desenvolvimento sustentável, eles não podem ser alcançados.
- UFSM: além de 300
- Unisinos: além de 300
- Total de 489 universidades em destaque