O Ministério da Educação (MEC) prorrogou pela terceira vez o prazo de término da matrícula para estudantes selecionados para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o programa do governo federal para financiar estudos de estudantes carentes em faculdades e universidades privadas a juro baixo. Em nota divulgada nesta quarta-feira (4), o ministério diz que corrigiu a falha técnica do site e que os interessados têm até 12 de abril para finalizar a inscrição.
O comunicado ocorre após milhares de universitários selecionados pelo programa relatarem que estavam impedidos de irem à aula porque um erro no site do MEC impedia o fim do processo de inscrição e, portanto, a garantia da matrícula.
O problema vem ocorrendo principalmente para obter o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) ou de Regularidade de Matrícula (DRM), necessários para a contratação ou continuidade do financiamento. Por falha na transmissão de dados do governo federal, as instituições de ensino não conseguiam emitir o documento.
Outros estudantes contam que o obtiveram com as informações corretas após seguidas tentativas, mas não conseguem completar a etapa seguinte — a emissão do contrato em uma agência bancária.
O prazo final de término de inscrições era, originalmente, 7 de março. O MEC havia estendido para 11 de março e, posteriormente, para 5 de abril. A terceira prorrogação foi avisada por e-mail e SMS aos estudantes selecionados para o Fies.
O texto do ministério diz que "foi solucionado o problema que impedia a troca de informações com o agente financeiro e, consequentemente, a contratação do financiamento com a instituição bancária. Com isso, não há risco de um estudante ser prejudicado ou perder o semestre, desde que esteja frequentando as aulas regularmente".
O MEC ainda afirma que, a partir do momento da validação das informações, o governo federal tem três dias úteis para repassar as informações dos estudantes às instituições bancárias. A partir daí começa a contar o prazo de 10 dias para que o estudante contrate o financiamento no banco.