A prova de redação é uma das etapas mais importantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na edição de 2018, 55 candidatos tiraram nota mil no teste, entre eles, está Lucas Felpi, 17 anos. O paulista de Cotia teve a ideia de procurar os outros estudantes que também conquistaram nota máxima e criar um grupo no Whatsapp, onde compartilham experiências, o que mudou em suas vidas com a nota mil e as faculdades em que foram aprovados, por exemplo.
O grupo começou com apenas três pessoas. Lucas foi vendo reportagens sobre o Enem para encontrar nomes de quem tirou nota mil, pesquisou em páginas de escolas e também publicou em suas redes um post em que perguntava se alguém conhecia um estudante que havia tirado a nota máxima. Hoje são 35 participantes de diferentes idades e regiões do Brasil.
A partir disso, começou a surgir no grupo a vontade de criar um projeto conjunto, e Lucas teve a ideia lançar uma cartilha com as redações nota mil, conseguindo reunir os textos de 31 candidatos. O material foi lançado nesta quarta-feira (27) e pode ser conferido neste link, também é possível fazer download neste site.
Lucas, que quer cursar Ciências da Computação e, até o momento, já passou em duas universidades de São Paulo e cinco dos Estados Unidos, está aguardando outros cinco resultados para decidir onde irá estudar. Ele conta que o objetivo da cartilha é mostrar que não existe um padrão de redação, mas sim, diferentes formas de escrita que podem levar à nota máxima.
— Foi uma ideia para trazer inspiração para as pessoas e desmistificar a ideia de que é impossível tirar mil (na redação) — comenta. — A nossa mensagem para todos é a da democratização da educação, por isso, essa cartilha é gratuita, queremos alcançar o maior número de pessoas — completa.
Os espelhos das redações com as correções foram disponibilizados no dia 19 de março pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e podem ser conferidos na Página do Participante.