As inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram prorrogadas até as 23h59min do próximo domingo (27), diz o Ministério da Educação (MEC) em comunicado divulgado nesta quinta-feira (24). O objetivo é garantir o acesso e a inscrição de todos os estudantes. O resultado da seleção está mantido para segunda-feira (28), conforme calendário divulgado anteriormente.
O site de inscrições tem passado por problemas de instabilidade desde o dia em que as inscrições foram abertas, na segunda-feira (22). Segundo o MEC, "a lentidão eventualmente registrada resulta do volume massivo de acessos simultâneos". O ministério informa que continua realizando todos os procedimentos técnicos para que o sistema se mantenha estável.
Outra mudança nesta quinta-feira é sobre a a atualização das notas de corte, que voltará a ser feita apenas à 0h e não mais em outros quatro horários ao longo do dia (7h, 12h, 17h30min e 20h). As atualizações das notas de corte só serão realizadas à 0h desta sexta-feira (25), de sábado (26) e de domingo (27). A medida busca melhorar o acesso devido ao alto tráfego existente.
O site registrou 911.309 candidatos inscritos até as 20h de quarta-feira (23), segundo balanço do MEC. Foram 500 mil acessos simultâneos, número que superou o máximo de acessos ao mesmo tempo no primeiro dia, que foi de 350 mil.
Nesta quinta-feira, outro problema passou a preocupar os participantes. Estudantes relatam que, ao fazerem o login com seus respectivos usuários e senha, são encaminhados para o perfil de outro participante — com acesso às notas e dados pessoais.
Quando questionado sobre a troca de acessos aos cadastros dos candidatos, o MEC afirmou à reportagem da GaúchaZH que não poderia passar a solicitação de apuração à área técnica, porque precisava do nome completo da jovem que relatou o caso, bem como seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e prints dos ambientes do Sisu. Os dados foram repassados, mas a assessoria alegou que os prints enviados pela reportagem eram insuficientes.