Pelo segundo ano consecutivo, GaúchaZH oferecerá uma ferramenta para orientar quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na busca por uma vaga no Ensino Superior. É um simulador que, a partir da nota no exame, permite ao candidato ver em quais cursos e instituições públicas do país tem mais chance de ser selecionado por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Os desempenhos individuais dos candidatos no Enem serão liberados no dia 18 de janeiro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Assim que os resultados estiverem disponíveis, será possível acessar a ferramenta em GaúchaZH e fazer a simulação.
A ferramenta foi criada pelo Me Salva!, site que oferece preparação online para Enem e vestibulares. Para fazer a simulação, o estudante precisará inserir a nota em cada uma das provas do Enem (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Redação), a modalidade (ampla concorrência ou reserva de vagas), o curso e o Estado. A partir dessas informações, a ferramenta calcula a probabilidade de aprovação.
— Temos o banco de dados das notas de corte do Sisu nas edições anteriores. A partir disso, o candidato pode ter uma ideia das chances de aprovação — afirma Miguel Andorffy, criador do Me Salva!
Aos 28 anos, Miguel comemora o sucesso da plataforma de preparação para provas criada em 2014, após o sucesso dos vídeos com dicas publicados no YouTube. O Me Salva! conta hoje com uma base de 28 mil assinantes, que recebem um plano e estudos personalizado com videoaulas, correção de redações semanalmente e simulados.
— Temos visto cada vez mais alunos de escolas públicas buscando as aulas online. É uma oportunidade para esses estudantes de se preparar para entrar numa universidade. Antes, muitas pessoas não conseguiam porque já vinham de uma base fraca no Ensino Médio e não tinham condições de pagar um cursinho presencial — afirma Miguel, que comemora o número de 240 milhões de acessos aos vídeos do Me Salva! no YouTube.
Inscrições no Sisu
As inscrições para o Sisu abrem em 22 de janeiro, e vão até as 23h59min de 25 de janeiro, no site do programa. Para participar, é preciso ter feito as provas do Enem em 2018 e não ter tirado nota zero na redação. Cada estudante pode se candidatar em duas opções de curso das instituições de Ensino Superior públicas participantes do Sisu em diferentes regiões do Brasil.
O sistema permite que o candidato escolha um curso em uma das 130 instituições participantes, espalhadas por todo o território nacional. Costumam ocorrer duas seleções por ano. São 17.629 vagas em 500 cursos no RS.