A corrida pelo ingresso na universidade está aí: começa neste domingo (4) o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Nesta tarde serão aplicadas as provas de Redação, Linguagens — com questões de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física, e tecnologias da informação e comunicação — e Ciências Humanas, com questões de história, geografia, sociologia e filosofia.
São 5,5 milhões de candidatos inscritos na edição de 2018, sendo 240 mil no Rio Grande do Sul. As provas seguem no próximo domingo (11), com as questões de Matemática e Ciências da Natureza.
Para realizar o exame com tranquilidade, não ser um dos "atrasados do Enem" e não deixar nada prejudicar este dia importante, confira tudo que você precisa saber para se organizar e ficar ainda mais perto da vaga no Ensino Superior.
Mudança de horário
Antes de mais nada lembre-se a partir da meia-noite entrou em vigor o horário de verão, assim seu relógio deve estar adiantado em uma hora. Se você tem smartphone com o sistema operacional Android, faça o processo manualmente, antes da virada, conforme as dicas abaixo do Google:
- Entre no menu "Configurações" e procure o item chamado "Sistema", escolha "Data e Hora" ou algo similar – em alguns aparelhos, talvez não seja necessário passar pelo menu "Sistema".
- Desative as opções "Data e hora automáticas" e "Fuso horário automático".
- Depois desses passos, adicione 1 hora em seu horário local e tudo estará pronto para ativar os despertadores.
- Na manhã seguinte, deve-se desfazer essas configurações ativando as opções "Data e hora automáticas" e "Fuso horário automático", além de reiniciar o aparelho.
A Apple garante que usuários do sistema iOS podem confiar no ajuste automático.
Abertura dos portões e horário das provas
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30min
- Término das provas neste primeiro dia: 19h
Local da prova
Para conferir o local onde você realizará a prova, acesse o Cartão de Confirmação da Inscrição, disponível neste site. Para acessar, basta digitar o CPF e a senha cadastrada no dia da inscrição. Também é possível acessar pelo aplicativo do Enem 2018, disponível para download na App Store e na Google Play.
O Cartão informa também o número de inscrição, a data e a hora das provas, a indicação de quaisquer atendimentos especiais aprovados, caso tenham sido solicitados, e a opção de língua estrangeira selecionada.
Deslocamento
Se você vai utilizar o transporte público, é importante se planejar para não perder o horário. Em Porto Alegre, haverá reforço no número de ônibus, para garantir mais opções de transporte público aos inscritos que farão as provas em universidades como a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Faculdade Porto-alegrense (Fapa) e UniRitter.
- PUCRS: a Carris operará com carros de maior capacidade (articulados/alongados) nas linhas T1 e T4, e fará reforço no atendimento de T9, T12A, 343 e 353.
- UniRitter: o Consórcio Viva Sul fará reforço no atendimento nas linhas 263.2, 263.3, 263.1 e C80, que farão viagens extras se necessário.
- Fapa: haverá reforço de horários para atendimento nas linhas 656, B55, 494. e 495.1, além da ativação das linhas E56 – Eventual Fapa/Concursos (MOB) e E95 – Eventual Concursos Fapa (Via Leste).
Os candidatos que realizarão as provas do Enem no Colégio Parobé, na Avenida Loureiro da Silva, devem ficar atentos às alterações de trânsito devido à um evento promocional que provocará bloqueios nos dois finais de semana na região da Avenida Mauá. A alternativa para chegar ao local é prova é utilizar o Túnel da Conceição.
O que é preciso levar
- Caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente
- Documento oficial de identificação original com foto
- É aconselhável levar cartão de confirmação de inscrição e declaração de comparecimento impressa para assinatura do Chefe de Sala (caso precise do documento).
Documentos válidos:
- Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, -Polícia Militar e Polícia Federal
- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados
- Protocolo Provisório de Solicitação de Refúgio emitido pelo Departamento de Polícia Federal
- Carteira de Registro Nacional Migratório
- Documento Provisório de Registro Nacional Migratório
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade
- Carteira de Trabalho e Previdência Social
- Certificado de Dispensa de Incorporação
- Certificado de Reservista
- Passaporte
- Carteira Nacional de Habilitação com foto=
- Identidade funcional
FIQUE ATENTO: não será aceito qualquer documento em formato eletrônico.
O que pode e o que não pode durante as provas
- Nos dias de realização do exame, o participante poderá ser submetido à revista eletrônica nos locais de provas, a qualquer momento, por meio do uso de detector de metais. O candidato que se recusar, injustificadamente, a ser submetido à revista será eliminado do Enem.
- Antes de ingressar na sala de provas, o candidato deverá guardar, no envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos, desligados. O envelope deverá ser lacrado e identificado pelo participante antes de ingressar na sala de provas, ser mantido embaixo da carteira e permanecer lacrado até a saída definitiva do local.
- O estudante só poderá sair do local de provas com o caderno de questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término do exame.
- O candidato não poderá, sob pena de eliminação, ausentar-se da sala de provas com o material de aplicação, exceto seu Caderno de Questões, desde que, neste caso, deixe a sala em definitivo nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova. O participante só poderá fazer anotações relativas às suas respostas no Cartão-Resposta/Folha de Redação e no Caderno de Questões.
- É proibido portar, ao ingressar em sala de provas, lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, telefones celulares, gravadores, pen drive, relógio, alarmes. Também é proibido usar óculos de sol e bonés ou chapéus.