No dia marcado pelo Estado para o retorno regular às aulas, menos da metade das escolas de Caxias do Sul começarão o ano letivo de 2018. São 21 instituições com retorno agendado para a segunda-feira (26). Onze retomaram as aulas ainda nesta semana para se ajustar ao calendário do município. Outras oito começam as atividades entre 28 de fevereiro e 8 de março. A 4ª Coordenadoria Regional de Educação ainda aguarda a confirmação de 14 colégios sobre quando o ano letivo começa.
O motivo para o atraso na volta às aulas é a greve do magistério do ano passado. Como os professores têm direito a férias, foi necessário adequar o calendário das escolas. No caso da Escola Clauri Flores, na zona norte de Caxias, a volta deve ocorrer apenas no início de abril.
Dos 48 municípios abrangidos pelas três Coordenadorias Regionais de Educação com sede na Serra, apenas Caxias do Sul sofre o impacto da greve na volta às aulas. Para se ter uma ideia, em Bento Gonçalves, onde a greve teve menor proporção em relação a Caxias do Sul, 11 escolas voltam às aulas na segunda-feira (26). As outras nove já retomaram as atividades. Em Farroupilha, o terceiro município mais populoso da região, são apenas três escolas com retorno na segunda. As demais já voltaram.
As escolas estaduais da 23ª CRE, de Vacaria, já iniciaram o ano letivo. Já na 16ª CRE, de Bento Gonçalves, todas vão começar até a próxima segunda.