
O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) deve realizar concurso público para as áreas administrativa, assistencial e médica até julho deste ano. Isso porque a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que administra o Husm, abriu no último dia 14 uma chamada pública para a contratação de uma empresa que fique responsável por toda realização do concurso.
A EBSERH deve conhecer até a próxima segunda-feira (22) se houve empresa interessada em elaborar e executar as provas. O concurso prevê, ao todo, 1.594 vagas que irão contemplar os 35 hospitais universitários ligados à rede EBSERH. No Rio Grande do Sul, além de Santa Maria, também serão abertas vagas nos hospitais universitários de Rio Grande (FURG) e de Pelotas (UFPel).
Contudo, a Ebserh diz que não se pode precisar quantas vagas serão destinadas para cada unidade. A definição, porém, leva em conta uma série de situações como, por exemplo, o porte do hospital (tamanho), números de aposentadorias (se houve casos recentes e crescentes), número de demissões, entre outros fatores.
Uma vez definida a empresa que ficará responsável pelo concurso, a aplicação da prova deve ocorrer em até quatro meses. O que, conforme a Ebserh, deve se dar, observando o cumprimento de todos os prazos, até julho deste ano.